Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO EM PACIENTES INTERNADOS NO INSTITUTO ESTADUAL DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA
Sonia Marília Matsuda Lessa, Ana Paula Perilli de Carvalho, Erika Almeida de Souza, Rosimeri Soares Coutinho, Tatiane de Oliveira da Silva

Resumo


Introdução: Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária (IEDS), conhecido como Colônia de Curupaiti onde pessoas acometidas pela hanseníase ficavam isoladas durante o período de 1928 até 1983. Atualmente, o IEDS atende moradores nos pavilhões, usuários no ambulatório e internos nas enfermarias do prédio hospitalar. O perfil dos internos: idosos, com sequelas da hanseníase e (ou) de outras doenças crônicas. Observa-se grande incidência de sofrimentos psicossociais agravados pelo processo de hospitalização. Objetivo O Grupo de Mútua Ajuda Reflexão em Saúde foi proposto para criar um espaço de educação em saúde para os pacientes visando minimizar o sofrimento psicossocial. Metodologia: O “Grupo de Mútua Ajuda Reflexão em Saúde” é semanal, com duração de uma hora e meia. Participam pacientes, familiares e equipe multiprofissional. O tema exposto pelo técnico pode ser escolhido pelo profissional ou pelo grupo. O trabalho se baseia no livro: “Educação e Saúde Planejando as Ações Educativas Teoria e Prática (1997) que ressalta a da educação problematizadora no planejamento das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Resultado: O total de participantes nos grupos foi de 458 com 25%mulheres, 74% homens e 17% de idosos. Em semelhança com resultado da pesquisa de Pioto (1996) mostrou que o pé foi área do corpo mais lesada representando 65,7% da população estudada. Contatamos que entre os participantes do grupo, neste trabalho, houve também grande prevalência em torno de 65% de úlceras plantares. Dividimos os conteúdos expressos nas reuniões em duas categorias: frequência do conteúdo como relatos sobre o quadro clínico e intensidade emocional com que foram relatados tais como saudade do afastamento familiar e ansiedade em relação ao diagnóstico. Outro resultado do grupo é a maior integração entre os pacientes e destes com a equipe, a minimização dos sofrimentos psicossociais associados aos processos de adoecimento e de internação hospitalar. Nota-se que durante os grupos ocorre à aprendizagem dos fatores de risco e de proteção, favorecendo a aquisição de novas posturas frente à doença e adaptações no cotidiano.  Conclusão: Pode-se ressaltar também que o Grupo de Mutua Ajuda Reflexão em Saúde na enfermaria promove a humanização dos serviços prestados aos internos e elaboração da experiência traumática do processo de hospitalização.

Palavras-chave


Hanseníase; educação; hospitalização

Referências


Educação em Saúde Planejando as Ações Educativas Teoria e Prática – Manual para operacionalização das ações educativas no SUS- São Paulo, 1997. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Lessa, SMM. Caminhando sem sentir: representações de pessoas com Hanseníase. São Paulo; 2001. ( Dissertação Mestrado. Faculdade de Saúde Pública –USP).

Oliveira MH. Reações emocionais dos hansenianos portadores de deformidade física. Hansen Int. 1990; 15:16-23.

Opromolla DVA. Aspectos gerais sobre hanseníase. In:Duerksen F e Virmond F. Cirurgia reparadora em hanseníase. Bauru(SP): ALM International Inc.1997. p. 25-27.

Pioto MP. Incapacidades em hanseníase no município de Bauru, São Paulo, Brasil. São Paulo; 1996 [Dissertação de Mestrado – Faculdade de Saúde Pública da USP].

TALHARI S, Garrido RN. Hansenologia. Manaus: Funcomiz;1984.