Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO POPULAR POR MEIO DE OUVIDORIA ATIVA - UMA MOSTRA DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO JUNTO A PACIENTES INTERNADOS NO SUS POR IAM OU AVC
Vaneuza Nascimento Santos Andrade, Flávia Silvério de Souza Sobrinho

Resumo


Esta pesquisa efetuada junto a pacientes ou cuidadores de pacientes que foram internados por IAM ou AVC em serviços de saúde do SUS tem caráter contínuo. O objetivo é avaliar o atendimento recebido nos serviços públicos de saúde quando a pessoa foi internada por Infarto Agudo do Miocárdio (infarto) ou Acidente Vascular Cerebral (derrame cerebral) e também para verificar se estes pacientes estão conseguindo ter o acompanhamento médico necessário. A metodologia utilizada foi o inquérito telefônico operacionalizado pelos teleatendentes do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, os quais receberam capacitação específica sobre a pesquisa. No período de coleta dos dados considerados para esta prévia apresentação, de 31 de maio a 31 de agosto de 2013, buscou-se contato com os 27.756 pacientes ou cuidadores da amostra. Destes, 14.900 responderam ao questionário, o que corresponde a 53,7% deste total. O público-alvo foi composto pelos pacientes e cuidadores de pacientes atendidos em serviços do SUS por IAM ou AVC, cuja amostra foi composta por 27.756 pacientes. O instrumento de pesquisa se constituiu em um questionário elaborado pela Coordenação Geral de Atenção às pessoas com Doenças Crônicas – CGAPDC/DARAS/ SAS/ MS, contendo 28 perguntas. Os resultados parciais mostraram um alto índice de falecimento: cerca de 35% dos contatos efetivados; uma avaliação mais negativa quanto aos serviços ofertados, pelos cuidadores, quando comparados aos pacientes e ainda um alto índice de realização de consulta particular pós-alta. Esse último sugere que pela gravidade dos problemas há a preocupação de se buscar um acesso mais imediato dos serviços médicos, ainda que seja necessário seu pagamento. O questionário foi respondido pelo paciente ou pelo cuidador. No período citado,. Como recomendações após os primeiros resultados seguem: Geração de relatórios periódicos e específicos por estado da Federação; encaminhamento dos relatórios aos gestores locais; estabelecimento dos indicadores para acompanhamento das melhorias nos níveis de acesso; acompanhamento dos índices de melhorias por meio de relatórios periódicos; proposição de políticas de saúde pela Coordenação Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas para solução dos principais problemas evidenciados por este acompanhamento e realização de segunda etapa de entrevista para verificar se houve melhoria nos índices de acesso no intervalo desde a primeira entrevista.

Palavras-chave


Acesso; Satisfação; Participação

Referências


-BRASIL. Constituição, 1988.

-BRASIL. Decreto 7.797, de 30 de agosto de 2012.

-BRASIL. Ministério da Saúde. ParticipaSUS - Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS. Brasília: outubro, 2007.

-BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria SGEP/MS nº 8, de 25 de maio de 2007.

-BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS. Falando de Ouvidoria: experiências e reflexões. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

-BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Glossário temático: ouvidoria do SUS. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007.