Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ENTRELACES ENTRE O EXERCÍCIO ESTUDANTIL/PROFISSIONAL E A VIDA: PROCESSO FORMATIVO COMO ESPAÇO DE ENCONTROS
Joyce Hilario Maranhão, Francisca Jéssika Nunes Moura, Wellington Gadelha Farias Junior

Resumo


O projeto Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) integra estudantes da área da saúde e afins da discussão e das experiências que articulam movimentos sociais e comunitários à uma perspectiva de saúde ampliada, de forma a refletir sobre a produção de práticas de saúde e o modelo de ensino-aprendizagem. Em 2012, após avaliação do processo vivencial pelos integrantes da comissão organizadora e estudantes advindos da última edição, discutiram-se quais estratégias poderiam ser criadas para promover as discussões suscitadas pelas visitas aos serviços públicos de saúde no âmbito da assistência e gestão e dos movimentos sociais no período da vivência do VER-SUS. A proposta era aproximar os estudantes dos debates sobre o processo de construção do SUS enquanto luta da sociedade civil e política pública do Estado, bem como, criar um espaço formativo com um olhar crítico e reflexivo tentando sair cada vez mais dos compêndios passivos de aceitação sem problematização do fazer/pensar saúde. a interdisciplinaridade em saúde, as estratégias de educação permanente em saúde e de educação popular em saúde Deste modo, por meio do exercício de corresponsabilização, pensou-se na construção de oficinas como espaço de encontro e reflexão acerca das políticas públicas de saúde, da gestão pública e da formação universitária e popular. Além disso, o processo seletivo como uma etapa do processo seletivo configura-se como um lugar de aprendizagem. O processo formativo dividiu-se em 3 encontros, participando 96 estudantes dos curso de ciências biológicas, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, dentre outros. A experiência proporcionou trocas, partilhas e laços que contribuíram para o rompimento de barreiras com o modelo hegemônico de se formar/pensar/fazer saúde, convidando para um olhar crítico e autônomo sobre a saúde. Por fim, acreditamos que com esse espaço criamos fissuras de centramentos éticos e políticos nas práticas plurais que cada pessoa tem frente à saúde no nosso país.

Palavras-chave


VER-SUS; Processo Formativo; Educação em saúde

Referências


CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, A. C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2004, p. 41- 65.

FERLA, A. A; RAMOS, A. S.; LEAL, M. B.; CARVALHO, M. S. (orgs.). VER-SUS Brasil: cadernos de textos/ Associação Brasileira da Rede Unida. Porto Alegre: Rede Unida, 2013.