Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA ANÁLISE LEGAL E PEDAGÓGICA DA POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E DAS DIRETRIZES DO NASF
Antonio Daniel Saraiva da Costa, Noelia Saraiva da Costa, Anderson Fontenele Vieira, Larisse Lima Barros, Thaise Luz Barros

Resumo


Introdução: A prática corporal e a atividade física (PCAF) foram constituídas em 2006 como ações da rede básica de saúde, através da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), incluindo o profissional da educação física no Serviço de Atenção Básica, integrando-se às equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi discutir sobre a atuação do educador físico no SUS, baseando-se em análise legal, orientação pedagógica e formação acadêmica. Para tal utilizou-se de uma metodologia baseada em revisão e análise das Diretrizes Curriculares Nacionais relacionadas à Educação Física, Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), Portaria Ministerial nº 154 de 24 de janeiro de 2008, a qual criou o NASF, e nas Diretrizes do NASF. Os dados foram levantados nas bases LILACS, MEDLINE e SCIELO e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre outubro e dezembro de 2013. Destaca-se como principais resultados: Os educadores físicos, como atuantes da atenção básica, devem evitar desenvolver condutas individualistas e fragmentadas ao propor intervenções referentes aos agravos sociais e de saúde. Verificou-se também que o perfil do profissional de educação física proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais vai ao encontro das necessidades destacadas pelas políticas públicas e diretrizes. Destaca-se também a carência de pesquisas que contemplem a inclusão das propostas das PNPS no processo de formação dos profissionais da EF, bem como a escassez de estudos referentes à atuação interdisciplinar e a eficiência das intervenções destes profissionais no SUS. Discussão: A inclusão das PCAF é embasada através de evidências epidemiológicas que ressaltam seus benefícios aos grupos especiais, especialmente cardiopatas, os quais apresentam altos índices de morbimortalidade no Brasil. As diretrizes do NASF para a atuação do profissional da educação física sugerem uma visão critica e social dos agravos, estimulando a problematização e compreensão conduzindo a ações que auxiliem na formação de sujeitos críticos, reflexivos e autônomos, pautada numa perspectiva educativa progressista. Considerações finais: Considerando a relevância deste profissional no SUS, destaca-se a carência mais pesquisas, em especial que verifiquem a inclusão das propostas da PNPS como conteúdo obrigatório na formação acadêmica, bem como incentivar ações que divulguem a atuação do educador físico como integrante da atenção básica.

Palavras-chave


interdisciplinaridade; Exercício físico; NASF

Referências


4. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretariade Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção daSaúde. 3.ed. Brasília; 2010.5. Ministério da Saúde (BR). Cria os Núcleos de Apoio à Saúde daFamília – NASF. Portaria n. 154, de 24 de janeiro de 2008. DiárioOficial da União: 4 mar 2008.6. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção Básica. Departamentode Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoioà Saúde da Família. Brasília; 2009.7. Bilibio LF, Ceccim RB. Singularidades da Educação Física nasaúde: desafios à educação de seus profissionais e ao matriciamentointerprofissional. In: Fraga AB, Wachs F., organizadores. EducaçãoFísica e Saúde Coletiva: políticas de formação e perspectivasde intervenção. Porto Alegre: UFRGS; 2007.8. Anjos TC, Duarte ACGO. A Educação Física e a Estratégia deSaúde da Família: formação e atuação profissional. Physis (Rio J.).2009; 19(4):1127-44.9. Pelicioni MCF, Pelicioni AF. Educação e Promoção da Saúde:uma retrospectiva histórica. Mundo Saúde. 2007:31(3):320-8.10. Ministério da Saúde (BR). As cartas da Promoção da Saúde. Brasília;2002.11. Pelicioni MCF, Pelicioni AF, Toledo RF. A educação e a comunicaçãopara a Promoção da Saúde. In: Rocha AA, Cesar CLG.Saúde pública: bases conceituais. São Paulo: Atheneu; 2008.