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Adolescência: estratégias de ação para prevenção de gravidez precoce e doenças sexualmente transmissiveis
Resumo
Adolescência por ser uma fase de transição, provoca muitas inquietações no indivíduo, o que ocasiona mudanças no padrão comportamental, principalmentequanto aos aspectos biopsicossociais. Nessa fase faz-se necessário uma atenção especifica por parte dos profissionais de saúde para minimizar o risco a queesses adolescentes estão expostos, uma dessas vulnerabilidades é a realização do ato sexual sem preservativo, que tem como repercussões a gravidez precoce eas doenças sexualmente transmissíveis- DSTs, tendo em vista essa problemática faz-se necessário intervenções preventivas, e um dos meios propícios para estas práticas educativas é o ambiente escolar. Após discussões no ambiente acadêmico, professores e alunos da Universidade do estado do Parásensibilizados com as altas estimativas de gravidez na adolescência e as DSTs,iniciaram o planejamento de uma pesquisa ação, onde os acadêmicos elaboraram umquestionário acerca das informações que o público alvo tinha da temáticaproposta, aplicando-o antes e após as práticas educativas, com o objetivo depermitir que esses estudantes tivessem acesso a informações referentes a importância do ato sexual com uso do preservativo. A ação voltada para os adolescentes ocorreu na Escola de Ensino Municipal Hilda Mota, com 36 alunos da8ª serie “A”, selecionada para a palestra com os temas: “Sexualidade, DST’s egravidez na adolescência”, ministrados por acadêmicos da Universidade do Estadodo Pará, que versou sobre o que é adolescência e puberdade, quais os tipospuberdade, como ocorre o desenvolvimento da sexualidade da infância àadolescência, o que é dismenorreia, conceito, tipos, sinais e sintomas dasdoenças sexualmente transmissíveis, além de abordarem gravidez na adolescênciae aborto. Concluiu-se que os jovens apesar de nem sempre terem acesso ainformações técnicas acerca das mudanças corporais e fatores comportamentais derisco para a gravidez precoce e as DSTs, 81% da turma soube respondersubjetivamente aos questionamentos propostos, e após as práticas educativas osmesmos já sabiam definir conceitos e aspectos aprofundados acerca da temática,como os tipos de DSTs a que estão expostos, o que demonstra a relevância depráticas com este intuito, de informar os adolescentes acerca de cuidadospreventivos relacionados a sua própria saúde.
Palavras-chave
Adolescência, gravidez, Doenças sexualmente transmissiveis