Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO DE GESTORES: UMA EXPERIENCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Tânia Maria de Sousa França, Maria do Socorro de Sousa, Maria Vaudelice Mota

Resumo


A Universidade Federal do Ceará, por intermédio do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina/Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, vem contribuindo com o desenvolvimento de profissionais de saúde no Estado do Ceará, em especial na formação de gestores de sistemas e serviço de saúde porque percebe que a descentralização da gestão dos sistemas e serviços de saúde, precisa de responsabilidade de cada esfera de governo. Este processo de descentralização vem implicando na redefinição de competências e na qualificação profissional, observando-se a ampliação, quer do saber exigidos dos trabalhadores, quer dos conhecimentos e aptidões relativas às áreas conexas de sua profissão de base. Nesta perspectiva o Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pretendia contribuir na formação de gestores, gerentes e técnicos do estado do Ceará atendo a um total de 135 alunos servidores de 35 municípios. Tinha como objetivo desenvolver o aperfeiçoamento do trabalho e da educação na saúde, visando o fortalecimento do sistema Único de Saúde – SUS. A carga horária total foi de 384 horas, divididas em períodos mensais e atividades de dispersão, visando à integração ensino-serviço. Cada módulo foi dividido em três momentos: Plenária com as três turmas, grande grupo; Momento em três grupos; Momentos em seis grupos, utilizando como estratégia didático-pedagógica a metodologia da problematização. Nessa concepção pedagógica, o ponto de partida para a construção de conceitos ou aquisição de habilidade técnica foi a análise de um aspecto concreto da realidade nos municípios que se constituem campo de estágio de alunos da área da saúde. O Sistema de Avaliação teve três componentes: o Sistema de Avaliação do Aluno, Sistema de Avaliação Docente e o Sistema de Avaliação do Curso. O destaque foi à elaboração de um portfólio onde os alunos foram expressando os efeitos do ensino integrado com o serviço como: Na minha percepção a metodologia das oficinas foi muito benéfica à compreensão do assunto abordado e de como praticá-lo no município; Tivemos vários momentos de integração grupal, os alunos já se conhecem melhor, debatem mais, e consequentemente a produção é melhor. Os alunos recomendam: Os cursos devem formar um profissional com um olhar mais amplo, um gestor que busque analisar as situações levando em consideração os conhecimentos técnicos, legais, a realidade local e os detalhes que muitas vezes são esquecidos ou negligenciados.

Palavras-chave


FORMAÇÃO;GESTORES;ENSINO-SERVIÇO