Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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UAPS E ESCOLA: É PRECISO APROXIMAR PARA REORIENTAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE
Camila Xerez Castelo Branco Ramos, Ana Carolina dos Santos Araújo, Ana Eloísa Nóbrega Araújo, Ana Letícia Vieira de Oliveira Pinheiro, André Pereira de Brito Neves, Antônio Agostinho Moura Filho, Alex Victor Alexandre Meneses, Bruno Almeida Sampaio, Camila Freitas Mesquita, Carolina Moreira Feijó, David Freire Maia Vieira, Débora Veras da Ponte, Dirlene Mafalda Ildefonso de Silveira, Larissa Melo Moreira

Resumo


Caracterização do problema: A Pesquisa-Ação baseia-se em uma dinâmica coletiva, em que seus integrantes fazem parte de um grupo com objetivos e metas comuns. A partir de um diagnóstico situacional, um problema comunitário é identificado e conta-se, então, com o protagonismo dos participantes para promover melhorias no contexto comunitário e social. Desse modo, o papel do pesquisador consiste em esclarecer o problema, ampliar o conhecimento teórico e permitir, assim, uma conscientização maior dos envolvidos, fazendo-os agir ativamente na construção de ações modificadoras no cenário social. Nesse âmbito, este projeto visa à participação conjunta dos alunos da E.E.F.M. Noel Hugnen de Oliveira Paiva e dos acadêmicos de Medicina da Unichristus, com o propósito de melhorar a integração entre os dois pilares sociais: educação e saúde, representados pela mencionada escola e a UAPS Irmã Hercília Aragão. Descrição da experiência: A oficina realizada teve o intuito de repassar aos alunos os objetivos específicos formulados pelo grupo acadêmico e, então, acolher sugestões para a construção de estratégias necessárias visando à aproximação entre a Escola e a UAPS Irmã Hercília. Para a concretização de tal objetivo, contou-se com a participação da Coordenadora escolar e de um agente de saúde, de uma professora de enfermagem e de uma acadêmica deste curso que prestam serviço à unidade. As problemáticas abordadas foram: a violência, o alcoolismo e o uso de drogas ilícitas, a sexualidade e a gravidez precoce. Além disso, foram discutidos diferentes métodos dinâmicos, com o objetivo de tornar o projeto mais empático e inclusivo. Efeitos alcançados: Foi, de fato, constatado que a participação dos adolescentes na seleção de estratégias para os objetivos apresentados mostrou-se relevante, visto que tais atividades podem ser adequadas à realidade e envolvê-los como protagonistas em vários momentos. A confirmação disso foi à exposição, por parte deles, dos assuntos que mais lhes interessam e também o modo de abordagem. Recomendações: Nota-se que, na metodologia da Pesquisa-Ação, o envolvimento de todos os participantes na construção dos objetivos e dos métodos se faz necessário, pois direciona e amplia a eficiência das ações na obtenção do objetivo comum. Por meio do diálogo, pode-se perceber a importância e a abrangência dos interesses envolvidos. Foram colocados em foco os meios de aplicação das estratégias e das atividades metodológicas. Nesse contexto, observou-se que a obtenção das diferentes opiniões acerca das atividades a serem desenvolvidas teve significativa importância na construção do projeto de aproximação entre os equipamentos sociais, devendo ser dada a continuidade dessa interação no decorrer do projeto. Se bem sucedido, deixará mais próxima a atenção integral à saúde do escolar.

Referências