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UAPS E ESCOLA: É PRECISO APROXIMAR PARA REORIENTAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE
Resumo
Caracterização do problema: A Pesquisa-Ação baseia-se em uma dinâmica coletiva, em que seus integrantes fazem parte de um grupo com objetivos e metas comuns. A partir de um diagnóstico situacional, um problema comunitário é identificado e conta-se, então, com o protagonismo dos participantes para promover melhorias no contexto comunitário e social. Desse modo, o papel do pesquisador consiste em esclarecer o problema, ampliar o conhecimento teórico e permitir, assim, uma conscientização maior dos envolvidos, fazendo-os agir ativamente na construção de ações modificadoras no cenário social. Nesse âmbito, este projeto visa à participação conjunta dos alunos da E.E.F.M. Noel Hugnen de Oliveira Paiva e dos acadêmicos de Medicina da Unichristus, com o propósito de melhorar a integração entre os dois pilares sociais: educação e saúde, representados pela mencionada escola e a UAPS Irmã Hercília Aragão. Descrição da experiência: A oficina realizada teve o intuito de repassar aos alunos os objetivos específicos formulados pelo grupo acadêmico e, então, acolher sugestões para a construção de estratégias necessárias visando à aproximação entre a Escola e a UAPS Irmã Hercília. Para a concretização de tal objetivo, contou-se com a participação da Coordenadora escolar e de um agente de saúde, de uma professora de enfermagem e de uma acadêmica deste curso que prestam serviço à unidade. As problemáticas abordadas foram: a violência, o alcoolismo e o uso de drogas ilícitas, a sexualidade e a gravidez precoce. Além disso, foram discutidos diferentes métodos dinâmicos, com o objetivo de tornar o projeto mais empático e inclusivo. Efeitos alcançados: Foi, de fato, constatado que a participação dos adolescentes na seleção de estratégias para os objetivos apresentados mostrou-se relevante, visto que tais atividades podem ser adequadas à realidade e envolvê-los como protagonistas em vários momentos. A confirmação disso foi à exposição, por parte deles, dos assuntos que mais lhes interessam e também o modo de abordagem. Recomendações: Nota-se que, na metodologia da Pesquisa-Ação, o envolvimento de todos os participantes na construção dos objetivos e dos métodos se faz necessário, pois direciona e amplia a eficiência das ações na obtenção do objetivo comum. Por meio do diálogo, pode-se perceber a importância e a abrangência dos interesses envolvidos. Foram colocados em foco os meios de aplicação das estratégias e das atividades metodológicas. Nesse contexto, observou-se que a obtenção das diferentes opiniões acerca das atividades a serem desenvolvidas teve significativa importância na construção do projeto de aproximação entre os equipamentos sociais, devendo ser dada a continuidade dessa interação no decorrer do projeto. Se bem sucedido, deixará mais próxima a atenção integral à saúde do escolar.