Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROTOCOLO ASSISTENCIAL DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DAS ARRITIMIAS EM PACIENTES COM NEOPLASIA CARDÍACA
Adelso Marcelino Matheus, Fabiane Lucia da Cruz Gomes, Ione Andrade Loureiro, Giovane Oliveira Vieira, Nadja de Carvalho Moreira

Resumo


A morbimortalidade provocada pelas doenças crônicas não transmissíveis constitui-se nos dias atuais um dos problemas de saúde de elevada magnitude, sendo estas responsáveis por um grande numero de óbitos em todas as partes do mundo, com destaque para doenças do aparelho circulatório e o câncer, que demandam uma série de ações, procedimentos e serviços, gerando assim mais custos financeiros, e impactam significantemente na economia dos países e constituem um desafio para os sistemas de saúde. Os tumores do sistema cardiovascular são afecções raras que se manifestam em sua grande maioria por sinais e sintomas inespecíficos, tornando-se neste caso, de difícil diagnóstico. Considerando o aumento exponencial do numero de casos de câncer e dentre esses os tumores do aparelho circulatório, e as complicações cardiovasculares associadas, buscou-se nessa pesquisa estabelecer um plano de cuidados de enfermagem para tais casos visto que, na literatura não há uma descrição especifica para estas situações que, embora ainda raras se comparado com os demais casos de câncer, estão aumentando sua frequência no Brasil e em outros países. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, a partir de revisão sistemática de literatura. Utilizou-se um recorte temporal de 20 anos, ou seja, de 1993 a 2013. Os dados obtidos foram categorizados para posterior análise. Como o objetivo da pesquisa foi de estabelecer um protocolo de cuidados, buscou-se exaustivamente na literatura desde livros específicos a artigos, teses e dissertações algo relacionado à existência de um protocolo e/ou plano de cuidado baseado na Sistematização da Assistência de Enfermagem. A partir do levantamento e análise dos dados, ficou evidenciado que as arritmias são as principais complicações causadas pelos tumores cardíacos, sejam primários ou metastáticos. Além disso, grande maioria de material encontrado em literatura sobre este tema não aborda a atuação do enfermeiro, sendo assim percebeu-se a necessidade de criar um plano assistencial de enfermagem no tratamento das arritmias em pacientes com neoplasias metastáticas cardíacas, descrevendo as atribuições do enfermeiro, com a finalidade de minimizar as complicações para o paciente, prestar uma assistência de qualidade, reduzir custos e aumentar a produtividade da equipe multidisciplinar, visto que, se um membro da equipe melhora sua atuação frente ao paciente isto reflete em qualidade para toda a equipe. Conclui-se que, a partir do protocolo estabelecido para o cuidado dos pacientes portadores de tumores cardíacos com complicações como as arritmias cardíacas, o enfermeiro passa a ter condições de aprimorar seu atendimento, melhorar a atuação da equipe de enfermagem, compor de forma mais eficiente a equipe multidisciplinar de forma a atenuar os riscos causados pelas complicações das neoplasias cardíacas.

Palavras-chave


Assitencia de enfermagem; cuidado; atendimento; plano de assitência; integralidade

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde, Saúde Lança Plano Para Reduzir Taxa de Mortalidade por Doenças Crônicas, 2012. Disponível em <http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/04/18/saude-lanca-plano-para-reduzir-taxa-de-mortalidade-por-doencas-cronicas> Acessado em 13de abr de 2013.

CARMO, Eduardo Hage, BARRETO, Maurício Lima e SILVA JR., Jarbas Barbosa da. Mudanças nos Padrões de Morbimortalidade da População Brasileira: Os Desafios Para Um Novo Século. Epidemiolia e  Serviços de Saúde. [online]. jun. 2003, vol.12, no.2 Disponível em <http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742003000200002&lng=pt> Acessado em 14 de abr de 2013.


LIMA, Paulo Ruiz Lucio de; CROTTI, Pedro Luís Reis. Tumores cardíacos malignos. Revista  Brasileira de  Cirurgia Cardiovascular, São José do Rio Preto ,  v. 19, n. 1, Mar.  2004.