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TRABALHANDO SAÚDE REPRODUTIVA/MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL A PARTIR DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO
Resumo
Caracterização do problema: A saúde sexual e reprodutiva é um tema de largo interesse para adolescentes e um campo que necessita ser mais explorado por profissionais da saúde e professores, compreendendo que esses podem exercer uma ação pedagógica cotidiana. Observa-se a importância de orientações para adolescentes sobre esta temática, em virtude dos riscos e vulnerabilidade aos quais estão submetidos e também para ampliar o entendimento da saúde sexual e reprodutiva como um aspecto da vida que deve ser central para atividades promotoras de saúde em uma perspectiva construtivista. Nesse contexto, surgem as tecnologias de comunicação como alternativas cabíveis de promoção de saúde e prevenção de doenças. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem em um grupo de adolescentes de uma escola publica de Sobral – CE, a partir da utilização da Web Rádio Ajir. Descrição da experiência: relato descritivo e qualitativo, com a participação de escolares do 6º e 7º ano de uma escola pública de Sobral, CE. Na coleta de dados utilizou-se a observação livre associada ao diário de campo para registrar o plano de ação com foco no método Paulo Freire. O encontro foi seguido por etapas de: acolhimento através de dinâmicas, problematização do tema com roda de conversa e participação na Web Rádio Ajir, finalizando com avaliação do aprendizado a partir das discussões finais. Efeitos alcançados: Com os recursos utilizados durante o encontro foi percebido uma boa participação dos adolescentes por ser um tema de bastante interesse e pela liberdade concedida através da estratégia de intervenção. Foi notada boa interação entre os participantes ao estarem formulando perguntas, demonstrando proveitoso entendimento. Percebeu-se bom acumulo de conhecimento entre os adolescentes, mesmo que ainda persistam mitos entre as considerações observadas. Recomendações: Foi observado que o uso de novas tecnologias associado ao método dialógico configuram ferramentas de importante aprendizado em virtude de promover interação e saúde para os adolescentes numa linguagem simples, pertencente ao seu universo. Com isso, nos aproximamos de estratégias que favorecem o diálogo e a autonomia dos sujeitos, possibilitando a vivencia real da promoção da saúde.