Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ENVELHECER SEM PERDER A VIVACIDADE!
Elizabeth Clarkson Mattos

Resumo


A formação médica na UFF foi pioneira na reformulação de seu currículo, em 1992, seguindo essa máxima do SUS em seu compromisso com a defesa da vida na medida em que põe a prática na saúde mais próxima de uma realidade vivenciada na comunidade. Assim a disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado I está inserida num dos módulos e incorpora a articulação entre disciplinas teóricas e o campo prático, no desafio da criação de redes de saberes centrados na integração do ensino-aprendizagem, extensão e pesquisa. Esta disciplina insere o aluno no cenário da rede pública de saúde em diversificadas experiências de campo, suscitando neste a reflexão sobre o exercício da profissão atenta à saúde na relação médico-paciente, com ênfase essencialmente na vida do indivíduo. A experiência de campo de nosso grupo estuda o Envelhecimento e Vida, e o aluno, nos encontros com grupos específicos de idosos em atividades propostas e planejadas é instigado em sua singularidade e subjetividade – quer seja em sala de aula, ou nos locais de cuidado ao idoso como nas casas de longa permanência do idoso, casas geriátricas, ou de ensino na universidade da terceira idade, em atividades físicas e de psicomotricidade em projetos de prevenção de quedas e de promoção da saúde do idoso – a perceber-se na relação com o outro e com o mundo perpassado pelas experiências por eles vividas. E nesta singularidade deste modo de viver a vida, nos encontros com os idosos, o aluno no concreto da prática, no operatório da intergeracionalidade verá a forma como estes idosos criam e/ou inventam uma Vida e, poderá perceber-se também, um potente criador e/ou inventor de Vida. A problemática da investigação se firma e se desenvolve nas cartografias dos fluxos, conexões e conjunções durante a disciplina, nas entrevistas feitas com os idosos, nos registros no diário de campo das observações do preceptor, nos relatórios de campo feitos pelos alunos, e nos vínculos formados nos agendamentos com as outras áreas de conhecimento. Para se ampliar o olhar dos estudantes nas questões que envolvem a velhice e o cuidado ao idoso, refletir sobre a situação do idoso na sociedade e nas instituições de cuidado deste idoso destacaram alguns eixos como o fenômeno social do envelhecimento; a promoção da saúde e prevenção de doenças no idoso; corpo, afeto e sexualidade na velhice; violência contra os idosos e as dimensões do cuidado, que resultaram em um artigo e num documentário de um projeto de extensão vinculado.

Palavras-chave


Envelhecimento; Velhice; Intergeracionalidade; Transdisciplinaridade;

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