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A SAÚDE COLETIVA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA: PERCEPÇÃO DO ACADÊMICA
Resumo
Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção acadêmica do aluno de graduação em odontologia sobre a saúde coletiva, a sua formação profissional em saúde coletiva e a sua perspectiva em trabalhar no Sistema Único de Saúde. A estratégia metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa. Os dados foram colhidos nos meses de fevereiro a abril de 2013, por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas, gravadas, transcritas, submetidas à analise de conteúdo do tipo temática e discutidas à luz de alguns estudiosos da área científica do assunto. Contou com a colaboração de treze acadêmicos de odontologia de uma Instituição Pública de Ensino. Em relação à saúde coletiva, foi possível identificar três categorias: a saúde coletiva como atendimento à comunidade; a saúde coletiva como prevenção e a saúde coletiva como área interdisciplinar. Quanto à formação profissional, os acadêmicos ressaltaram a distância entre a teoria apresentada no curso e a prática no serviço público; bem como a grade curricular vigente, direcionando a formação para o consultório particular. Para esses acadêmicos, trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) está associado a: oportunidade para adquirir experiência e necessidade financeira; compromisso com a saúde coletiva e articular o serviço público com o serviço privado. E, para outros, o SUS não se apresenta como campo profissional. A pesquisa revela a necessidade de oferecer uma formação em saúde coletiva estruturada a partir da problematização do processo de trabalho e do cuidado coletivo, para que o aluno possa conhecer e refletir o que é a saúde coletiva e o Sistema Único de Saúde, bem como o caminho que se faz através de integração efetiva entre ensino-serviço, articulando políticas de educação e políticas de saúde, adequando os novos egressos às necessidades sociais da população.
Palavras-chave
Saúde Bucal; Saúde Bucal Coletiva; Educação em Saúde; Formação Profissional em Saúde.