Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE MONITORES BOLSISTAS DO PRÓ/PET-SAÚDE
Kênnia Brito Mourão, Aline Ávila Vasconcelos, Ana Carolina Melo Queiroz, Marcos Aguiar Ribeiro, Janaína de Pádua Carneiro Vasconcelos, Liana Alcântara de Castro, Juliana Solon Furtado, Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque

Resumo


Caracterização do Problema: Um das perspectivas do PRÓ/PET- Saúde é a inserção de acadêmicos dentro do serviço de saúde e na comunidade para conhecer as necessidades e, a partir do contexto encontrado, gerar ações que promovam a saúde e melhorem a qualidade de vida das pessoas. Com isso, sentiu-se a necessidade de incorporar o processo de territorialização da área a ser explorada dentro das atividades do PRÓPET. Segundo Santos e Rigotto (2010), territorialização é um dos pressupostos básicos de trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF). Essa tarefa tem por intuito adquirir a demarcação de limites das áreas de atuação dos serviços, de reconhecer o ambiente, a população e a dinâmica social existente e de estabelecer relações horizontais com outros serviços adjacentes e verticais. Descrição da Experiência: A territorialização foi desenvolvida por uma equipe multiprofissional denominada PRÓ/PET-Saúde, composta por acadêmicos (monitores) e profissionais (preceptores) das categorias de Educação Física e Enfermagem, ocorrida em março e abril de 2013. Os monitores, que totalizavam 12 integrantes, foram divididos em três grupos, de acordo com o número de áreas do território. Cada grupo instigou sua área, conhecendo e percebendo principalmente as necessidades daquele local, ocorrendo ao final uma oficina para compartilhamento das impressões sobre o processo. Efeitos alcançados: Através dessa atividade, foi possível ter uma visão mais ampla e crítica sobre as necessidades da comunidade e da unidade de saúde, uma vez que o estudante vivencia as complexidades do território, de forma a visualizar e reconhecer os determinantes sociais da saúde e sua relação com o processo de saúde e doença. A partir dessas visitas ao território, foram analisados todos os problemas e potencialidade a fim de elaborar estratégias de promoção à saúde, prestando suporte ao serviço de saúde e a comunidade. Recomendações: Diante do pressuposto de que o conhecimento minucioso do território facilita a atuação do monitor, no que diz respeito a promover ações cabíveis e que sejam de necessidade da comunidade, fica claro que o reconhecimento prévio da área a ser estudada, através da territorialização, torna-se essencial para formação de monitores bolsistas do PRÓ/PET-Saúde.

Palavras-chave


Território; PET-SAÚDE; Saúde da Família

Referências


SANTOS, Alexandre Lima; RIGOTTO, Raquel Maria. Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trab. educ. saúde (Online), Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, 2010.