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PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE MONITORES BOLSISTAS DO PRÓ/PET-SAÚDE
Resumo
Caracterização do Problema: Um das perspectivas do PRÓ/PET- Saúde é a inserção de acadêmicos dentro do serviço de saúde e na comunidade para conhecer as necessidades e, a partir do contexto encontrado, gerar ações que promovam a saúde e melhorem a qualidade de vida das pessoas. Com isso, sentiu-se a necessidade de incorporar o processo de territorialização da área a ser explorada dentro das atividades do PRÓPET. Segundo Santos e Rigotto (2010), territorialização é um dos pressupostos básicos de trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF). Essa tarefa tem por intuito adquirir a demarcação de limites das áreas de atuação dos serviços, de reconhecer o ambiente, a população e a dinâmica social existente e de estabelecer relações horizontais com outros serviços adjacentes e verticais. Descrição da Experiência: A territorialização foi desenvolvida por uma equipe multiprofissional denominada PRÓ/PET-Saúde, composta por acadêmicos (monitores) e profissionais (preceptores) das categorias de Educação Física e Enfermagem, ocorrida em março e abril de 2013. Os monitores, que totalizavam 12 integrantes, foram divididos em três grupos, de acordo com o número de áreas do território. Cada grupo instigou sua área, conhecendo e percebendo principalmente as necessidades daquele local, ocorrendo ao final uma oficina para compartilhamento das impressões sobre o processo. Efeitos alcançados: Através dessa atividade, foi possível ter uma visão mais ampla e crítica sobre as necessidades da comunidade e da unidade de saúde, uma vez que o estudante vivencia as complexidades do território, de forma a visualizar e reconhecer os determinantes sociais da saúde e sua relação com o processo de saúde e doença. A partir dessas visitas ao território, foram analisados todos os problemas e potencialidade a fim de elaborar estratégias de promoção à saúde, prestando suporte ao serviço de saúde e a comunidade. Recomendações: Diante do pressuposto de que o conhecimento minucioso do território facilita a atuação do monitor, no que diz respeito a promover ações cabíveis e que sejam de necessidade da comunidade, fica claro que o reconhecimento prévio da área a ser estudada, através da territorialização, torna-se essencial para formação de monitores bolsistas do PRÓ/PET-Saúde.
Palavras-chave
Território; PET-SAÚDE; Saúde da Família
Referências
SANTOS, Alexandre Lima; RIGOTTO, Raquel Maria. Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trab. educ. saúde (Online), Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, 2010.