Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A INTERPRETAÇÃO DO PARÁGRAFO 9 DO ORGANON DA ARTE DE CURAR E SUA VISIBILIDADE NO COTIDIANO – RESUMO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA
Magda Maria Gaspary Bertoncello

Resumo


 

A HOMEOPATIA ESPECIALIDADE MÉDICA RECONHECIDA PELO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA EM 1980, ENTENDIDA COMO RACIONALIDADE MÉDICA (LUZ, 1988)  É UMA MEDICINA VITALISTA (ORGANON DA ARTE DE CURAR, PARÁGRAFO 9).

O RELATO A SEGUIR É DE UMA EXPERIÊNCIA, VIVENCIADA NO ANO DE 2011 , NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE.

AS ATIVIDADES SERÃO DESCRITAS CONFORME O PERÍODO CRONOLÓGICO DESENVOLVIDO.

EM MARÇO DE 2011, ATRAVÉS DA COORDENAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS (PNPIC) EM PORTO ALEGRE HOUVE A PARTICIPAÇÃO EM DOIS FÓRUNS EM BRASÍLIA:  ENCONTRO DE GESTORES DE PICS E REDE DEPESQUISA EM HOMEOPATIA,  A CONVITE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM JUNHO E OUTUBRO DE 2011.

DURANTE ESTE ANO, NA FASE DA PRÉ-ELABORAÇÃO DA POLÍTICA, FORAM CRIADOS NÚCLEOS DE TRABALHO, A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DA CIDADE, ISTO É, DOS DISTRITOS DE SAÚDE (GERÊNCIAS DISTRITAIS).

OS ENCONTROS ERAM PERIÓDICOS COM A PARTICIPAÇÃO POR GERÊNCIA DISTRITAL DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS E/OU SIMPATIZANTES  DAS ÁREAS DA PNPIC. UM DOS OBJETIVOS DESTES ENCONTROS ERA A DESCENTRALIZAÇÃO DA POLÍTICA EM POA, BEM COMO O DE MOBILIZAR USUÁRIOS, TRABALHADORES DE SAÚDE, GESTORES,  TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO, ENTRE OUTROS, PARA A DISCUSSÃO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE DE 07 DE MAIO A 11 DE JUNHO DE 2011.

ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO DA IMPLANTAÇÃO DA PNPIC EM POA  FOI POSSÍVEL A ELEIÇÃO DA PROPOSTA DA POLÍTICA MUNICIPAL DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM POA (EIXO 1, ITEM 3 DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE POA)

A HOMEOPATIA ENTENDIDA COM RACIONALIDADE MÉDICA TEM COMO OBJETIVO A ARTE DE CURAR ISTO É "O REEQUILÍBRIO DA FORÇA VITAL”.

 

MAS AFINAL, O QUE É A CURA?

 

COM ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUEREMOS DEMONSTRAR QUE A CURA "APARECE" ISTO É, PODE SER PERCEBIDA OU PODE TORNAR-SE "VISÍVEL", NO COTIDIANO DA VIDA DAS PESSOAS.

 

ALÉM DISTO, A ENERGIA ORA REFEITA, REESTRUTURADA, REEQUILIBRADA, É COLOCADA PARA FORA DO SUJEITO EM SUAS ATIVIDADES. COMO NO CASO APRESENTADO, O PODER CURADOR (TRANSFORMADOR) DA HOMEOPATIA PODE SER PERCEBIDO NAS ESFERAS INDIVIDUAIS (DE CADA SER HUMANO) QUE IRRADIOU SUA PORÇÃO RESTABELECIDA NUM LEQUE DE AÇÕES. ESTE LEQUE, POR SE JUNTAR A OUTROS INDIVÍDUOS TAMBÉM ENERGETICAMENTE MOBILIZADOS(MOTIVADOS) PELA HOMEOPATIA , NÃO APENAS SOMOU MAS POTENCIALIZOU A CAPACIDADE CRIADORA , ENTENDIDA POR EXEMPLO COMO O "RESULTADO" DA CURA.

 

AS ATUAÇÕES DE CADA PESSOA EM CADA MOMENTO DAS AÇÕES, FORAM CANALIZADAS PARA O BEM COMUM. DE ACORDO COM AS BASES DO MANIFESTO CONVIVIALISTA ONDE "A INDIGNAÇÃO EXPERIMENTADA EM FACE DA DESMEDIDA CORRUPÇÃO...E A MOBILIZAÇÃO DOS AFETOS E DAS PAIXÕES...TORNA POSSÍVEL INVENTAR OUTRAS MANEIRAS DE VIVER, PRODUZIR, DE AMAR..." A HOMEOPATIA  MOSTRA-SE COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO CAPAZ DE MUNDAR O MUNDO INTERIOR E EXTERIOR EM QUE VIVEMOS.


Palavras-chave


homeopatia;racionalidade médica;práticas integrativas

Referências


Luz, Madel T. Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas em Saúde, Rio de Janeiro, UERJ/IMS/LAPPIS, 2012.

Hahnemann, Samuel. Organon da arte de curar, São Paulo, Tradução da sexta edição, grupo de estudos homeopáticos, "Benoit Mure", 1980.

Manifesto convivialista: declaração de interdependência./ vários autores – São Paulo: annablume, 2013.