Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, A MICROPOLÍTICA DO TRABALHO VIVO E O CUIDADO DE SI E DOS OUTROS: FERRAMENTAS FRENTE À TENSÃO COTIDIANA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Daniel Emílio da Silva Almeida, Ermínia Silva

Resumo


Caracterização do problema, descrição da experiência O caminhar dos trabalhadores nos serviços de saúde é um desafio frente ao grande número de adversidades inerentes ao campo e as disputas diárias pela implementação de serviços mais cuidadores e em defesa da vida. Frente a estes desafios, em meu primeiro emprego fora da academia, como farmacêutico em uma Unidade Básica de Saúde, tive a oportunidade de problematizar várias das minhas apostas. Observei que conceitos interessantes como projetos terapêuticos e arranjos de gestão coletiva tinham que ser ressignificados, de acordo com as singularidades e resistências do serviço. Ações de cuidado e de gestão compartilhadas tiveram que ser produzidas como puderam, ou seja, pelos corredores, no horário do café, por e-mails descompromissados, frente os discursos de impotência cotidianos e nos mais diversos locais e espaços. Conceitos como os da micropolítica do trabalho vivo em ato, do cuidado em saúde e de educação permanente, foram importantes de tal modo que pude atribuir novos significados ao meu processo de trabalho no serviço (MERHY e FEUERWERKER 2009, CECCIM 2005). Com estas ferramentas, pude encontrar subsídio para a abertura de minha sensibilidade na busca da produção de mais potência nas mais diversas possibilidades, mesmo que discretas do cotidiano. Coloquei-me aberto a pautar minhas ações por tecnologias leves, em construção nas oportunidades em acontecimento (MERHY, 1998). E com isso, caminhei em um processo pedagógico construído a partir das minhas vivências, enfrentamentos e apostas do dia a dia. Conceitos e arranjos ideais foram substituídos pelas possibilidades cotidianas, e a educação permanente passou a ser presente em todos os momentos, espaços, acontecimentos. E mesclando-se a este processo pedagógico, o cuidado se tornou estratégico no processo de trabalho. Desconfortos, desejos, ansiedades, militância, implicações, minhas e dos outros, foram cruciais de modo a se problematizar e produzir estratégias mais potentes tanto de gestão, quanto de apostas na autonomia e existência do próprio trabalhador, de seus colegas e de usuários (MERHY 2004). Efeitos alcançados e recomendações. Venho tendo a oportunidade de colocar minha autoanálise de forma produtiva frente às adversidades dos serviços de saúde. Estratégias que foquem na valorização da existência dos trabalhadores de formas cuidadoras, podem ter implicações importantes para a produção tanto de arranjos de gestão quanto ações pedagógicas mais potentes.

Palavras-chave


Micropolítica do trabalho vivo em ato, cuidado em saúde, educação permanente

Referências


CECCIM, R.B. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e
necessário. Interface (Botucatu) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 161-168. ISSN
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MERHY, EE. A perda da dimensão cuidadora na produção da saúde: uma
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MERHY, E.E. O conhecer militante do sujeito implicado: o desafio em
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MERHY, E.E.; FEUERWERKER, L.C.M. Novo olhar sobre as tecnologias de
saúde: uma necessidade contemporânea. In: Leituras de novas tecnologias
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Cristóvão: Editora UFS, 2009. 285 p.