Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AS TRILHAS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E A FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: UM OLHAR DO NÚCLEO DE APOIO DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PARNAÍBA
Susan Karolliny Fontenele Coutinho, Ana Ester Maria Melo Moreira, Fernanda Maria Oliveira, José Luis Gonçalves Lira

Resumo


O presente trabalho visa apresentar a vivência do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) do município de Parnaiba- PI. O NASF é entendido como uma estratégia para ampliar as ações das Estratégias de Saúde da Família (ESF) na perspectiva da Atenção Primária em Saúde (APS). A ESF vertente da APS brasileira é uma estratégia de reorientação e expansão do modelo de atenção á saúde que atua na consolidação dos processos de trabalho e ampliação das atividades de promoção da saúde, abordagens comunitárias com objetivo de aprofundar os princípios, diretrizes do Sistema Único de Saúde como a integralidade e a participação social. O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência de educação permanente em saúde junto a agentes comunitários de saúde (ACS) na Unidade Básica de Saúde (UBS) com ênfase na promoção da saúde. A educação permanente em saúde consiste em desenvolver um processo de aproximação entre o mundo do ensino e o mundo do trabalho a partir do cotidiano da vida dos atores inseridos, utilizando estratégias educacionais dialógicas e participativas como a aprendizagem significativa. A inserção do NASF na APS desenvolveu um processo de problematização do papel da promoção da saúde e na atuação comunitária no cotidiano de trabalho dos ACS e que permitiu emergir a necessidade de desenvolver um processo de educação permanente em saúde. As metodologias utilizadas foram: método da roda, círculo de cultura e exposição dialogada. Foram realizados círculos de cultura para buscar o universo vocabular dos ACS acerca do conceito e estratégias de atuação de promoção da saúde. Após esta fase foram realizadas várias exposições dialogadas sobre promoção da saúde como um processo de atuação no campo da determinação social em saúde, facilitação social e intervenções socioambientais considerando a história de vida dos atores comunitários, processo histórico cultural da comunidade e das diversas formas de promoção da saúde no território. Como resultado do trabalho percebeu-se que a prática da educação permanente em saúde potencializou o cuidado aos usuários por meio da co- responsabilização entre os serviços. Houve aumento da resolutividade nos casos da atenção básica, culminando com a diminuição das demandas para centros especializados. A experiência realizada foi de enorme crescimento para os profissionais do NASF e contribuiu para a diminuição de fragilidades dos trabalhadores na área da promoção da saúde e construção de novas práticas e saberes na atenção primária.

Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde; Agentes Comunitários de Saúde; Saúde da Família

Referências


  1. GIOVANELLA, L. Atenção Primária á Saúde. In GIOVANELLA, L(org). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro, Editora FIO CRUZ, 2008.
  2. CECCIM, R. B.  and  FEUERWERKER, Laura C. M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.5, pp. 1400-1410. ISSN 0102-311X.