Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO PERMANENTE: UM DISPOSITIVO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Resumo
Introdução: O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do IPUB/UFRJ é constituído por um Projeto Político Pedagógico (PPP) que congrega uma série de dispositivos e mecanismos pedagógicos catalisadores das experiências vividas pelos alunos no cotidiano dos serviços e das práticas assistenciais. A aposta é que esses dispositivos disparem processos reflexivos e problematizadores possibilitando que o processo formativo tenha lugar. A proposta pedagógica se desenvolve centrada na utilização de metodologias ativas de aprendizagem e tem nos espaços de Educação Permanente, nas tutorias e na construção do portfólio reflexivo os mecanismos pedagógicos que estruturam esse Programa. Caracterização do problema: Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência dos tutores, coordenadores e residentes na construção e efetivação do espaço semanal de Educação Permanente como uma ferramenta pedagógica fundamental na construção dos processos de formação. Neste trabalho apresentaremos a experiência vivida por duas turmas, residentes de primeiro ano e residentes de segundo ano. Descrição da experiência: No Programa o espaço de EP foi pensado para ser o (lugar) depositário dos impasses do trabalho, possibilitando a construção coletiva de saídas para as tensões vivenciadas no cotidiano, bem como de alinhavo pedagógico ao atribuir conceitos e identificar posições (AZEVEDO, 2013). Múltiplas são as etapas de construção e consolidação desse espaço, que se renova a cada vez, a cada nova turma de alunos e a cada nova inserção de um Tutor. Efeitos alcançados e recomendações: O material sistematizado permitiu concluir que o espaço de Educação Permanente não está dado, ele é construído pelos atores que o compõe e se atualiza a cada nova demanda, a cada novo encontro com os impasses do trabalho em saúde mental. Foi possível também perceber a emergência do conceito de transversalidade (GUATARRI, 1987) como um conceito ferramenta da maior importância capaz de potencializar as conversa entre os distintos cenários de prática, os dispositivos pedagógicos e os espaços de convivência. Os espaços de EP potencializam os coeficientes de transversalidade ao fazer operar o plano em que a realidade, nas suas inúmeras dimensões, se comunica, fazendo ruir o esperado, o desejado, o idealizado.
Palavras-chave
Educação Permanente; Residencia Multiprofissional; Formação em saúde mental
Referências
Referência bibliográfica:
AZEVEDO, Flávia Fasciotti Macedo. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental: Uma reflexão sobre ensino, transmissão e formação em serviço. Rio de Janeiro, 2013. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental)- Centro de Ciências da Saúde, Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.
GUATTARI, F. Revolução molecular: pulsações po líticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1987.