Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO PERMANENTE: UM DISPOSITIVO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Flávia Fasciotti Macedo Azevedo, Maria Paula Cerqueira Gomes Gomes, Rita de Cássia Ramos Louzada, Leila Vianna Reis, Jose Carlos Lima Campos

Resumo


Introdução: O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do IPUB/UFRJ é constituído por um Projeto Político Pedagógico (PPP) que congrega uma série de dispositivos e mecanismos pedagógicos catalisadores das experiências vividas pelos alunos no cotidiano dos serviços e das práticas assistenciais. A aposta é que esses dispositivos disparem processos reflexivos e problematizadores possibilitando que o processo formativo tenha lugar. A proposta pedagógica se desenvolve centrada na utilização de metodologias ativas de aprendizagem e tem nos espaços de Educação Permanente, nas tutorias e na construção do portfólio reflexivo os mecanismos pedagógicos que estruturam esse Programa. Caracterização do problema: Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência dos tutores, coordenadores e residentes na construção e efetivação do espaço semanal de Educação Permanente como uma ferramenta pedagógica fundamental na construção dos processos de formação. Neste trabalho apresentaremos a experiência vivida por duas turmas, residentes de primeiro ano e residentes de segundo ano. Descrição da experiência: No Programa o espaço de EP foi pensado para ser o (lugar) depositário dos impasses do trabalho, possibilitando a construção coletiva de saídas para as tensões vivenciadas no cotidiano, bem como de alinhavo pedagógico ao atribuir conceitos e identificar posições (AZEVEDO, 2013). Múltiplas são as etapas de construção e consolidação desse espaço, que se renova a cada vez, a cada nova turma de alunos e a cada nova inserção de um Tutor. Efeitos alcançados e recomendações: O material sistematizado permitiu concluir que o espaço de Educação Permanente não está dado, ele é construído pelos atores que o compõe e se atualiza a cada nova demanda, a cada novo encontro com os impasses do trabalho em saúde mental. Foi possível também perceber a emergência do conceito de transversalidade (GUATARRI, 1987) como um conceito ferramenta da maior importância capaz de potencializar as conversa entre os distintos cenários de prática, os dispositivos pedagógicos e os espaços de convivência. Os espaços de EP potencializam os coeficientes de transversalidade ao fazer operar o plano em que a realidade, nas suas inúmeras dimensões, se comunica, fazendo ruir o esperado, o desejado, o idealizado.

Palavras-chave


Educação Permanente; Residencia Multiprofissional; Formação em saúde mental

Referências


Referência bibliográfica:

AZEVEDO, Flávia Fasciotti Macedo. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental: Uma reflexão sobre ensino, transmissão e formação em serviço. Rio de Janeiro, 2013. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental)- Centro de Ciências da Saúde, Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

GUATTARI, F. Revolução molecular: pulsações po líticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1987.