Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PET SAÚDE REDES DE ATENÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA, EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E A FORMAÇÃO EM SAÚDE
Brenda Cordeiro Rodrigues, Ana Ester Maria Melo Moreira, Franck Ronyelle de Sousa Lima, Antonio Ciro Neves do Nascimento, Eugênia Bridget Gadelha Figueiredo

Resumo


O presente trabalho emerge da vivência no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Redes de Atenção (PET Saúde) que tem por objetivo desenvolver um processo de formação e qualificação da atenção a partir da modelagem das redes de atenção à saúde. Este trabalho objetiva desenvolver uma reflexão crítica acerca das interfaces entre a reforma psiquiátrica, educação permanente em saúde e formação em saúde a partir da vivência de estudantes e preceptores neste processo. A reforma psiquiátrica consistiu-se em um movimento social de luta pela transformação das práticas e saberes de cuidado no campo do sofrimento psíquico e pela construção de uma sociedade sem manicômios. A partir dos princípios e diretrizes da reforma psiquiátrica surge a Educação Permanente em Saúde como forma de mudanças no campo da educação e do trabalho em saúde. A proposta metodológica do PET Saúde emerge da cartografia como estratégia de pesquisa-intervenção buscando compreender as dimensões subjetivas e objetivas de um contexto social. Desta forma, a vivência dos tutores, estudantes de psicologia e fisioterapia e preceptores no PET Saúde tem desenvolvido um processo de inserção institucional na rede de atenção psicossocial e uma construção de aprofundamento teórico metodológico do campo da reforma psiquiátrica e da atenção psicossocial. Além de rodas de grupo tutorial e de preceptoria, conhecimento do dispositivo, fluxos e demandas, visitas técnicas aos demais dispositivos da rede, sistematização das informações coletadas, diários de campo e rodas ampliadas de conversa. Como resultados encontrados e recomendados, temos percebido um profundo distanciamento da universidade e dos serviços de saúde de uma formação crítica reflexiva que objetive compreender os princípios e diretrizes da reforma psiquiátrica como componentes da formação profissional. Historicamente a formação em saúde está centrada na técnica e se encontra distante do Sistema Único de Saúde onde a saúde é apenas a oferta de procedimentos técnicos e os profissionais estão à margem da vida social e pouco abertos para a proposta de uma formação centrada no usuário e em última instância conectada com os princípios da reforma psiquiátrica. Compreende-se o PET Saúde Redes de Atenção como uma estratégia importante de desenvolver uma formação que busque a integração ensino serviço, princípio da educação permanente em saúde e fomente uma formação implicada com os pressupostos da reforma psiquiátrica.

Palavras-chave


PET SAÚDE; educação permanente; reforma psiquiátrica

Referências


AMARANTE, P. REFORMA PSIQUIÁTRICA E EPISTEMOLOGIA. Cad. Bras. Saúde Mental, Vol 1, no1, jan-abr. 2009

CECCIM, R. B.; FERLA, Alcindo Antônio. EDUCAÇÃO E SAÚDE: ENSINO E CIDADANIA COMO TRAVESSIA DE FRONTEIRAS.

CECCIM, R. B.; Feuerwerker, L. C. M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(5):1400-1410, set-out, 2004

PAIM, J. S.; TEIXEIRA, C. F. POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE: BALANÇO DO ESTADO DA ARTE. Ver. Saúde Pública [online]. 2006, vol. 40, PP.73-78.

JUNQUEIRA, V.; FRUTUOSO, M.F.; SILVA, C.R.C. OS DESCOMPASSOS ENTRE A UNIVERSIDADE E O SERVIÇO DE SAÚDE. In CAPOZZOLO, A.A (orgs) Clínica comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo, HUCITEC, 2013.