Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PROFESSOR: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

Resumo


Este trabalho busca analisar o processo de constituição do sujeito enfermeiro professor. O curso de Licenciatura em Enfermagem é um espaço privilegiado para a apropriação de conhecimentos, habilidades e atitudes, que serão importantes no exercício da futura profissão desse aluno - enfermeiro professor competente na assistência e na docência - como também são elementos constitutivos do sujeito que vivencia esse processo. Tendo como referência a abordagem histórico-cultural para qual a participação do aluno em atividades sociais colaborativas é um princípio orientador do desenvolvimento, e os aspectos individuais, sociais e culturais são considerados na constituição do sujeito, esta pesquisa tem como objetivo investigar, por meio da técnica de análise de enunciação de Bardin. Os relatos foram produzidos por alunos em formação, buscando apreender o processo de constituição do sujeito enfermeiro professor. Trata-se de um estudo longitudinal, que acompanhou uma turma de 50 alunos durante o curso de licenciatura em enfermagem, considerando tanto o percurso escolar pregresso dos alunos, como suas experiências no próprio curso, explicitadas através de textos solicitados sistematicamente a eles, no decorrer do mesmo. Deste total acompanhou mais de perto 16 alunos, que além dos relatos citados produziram portfólios - descrição e reflexão de cada aluno sobre suas vivências - na disciplina “Promoção de Saúde na Educação Básica”, realizada em pequenos grupos, desenvolvendo-se o ciclo pedagógico constituído de: imersão em cenários de prática profissional (escola de educação básica), síntese provisória, busca de fundamentação teórica, nova síntese e avaliação. Para esse artigo foi feito um recorte de três sujeitos. Da análise dos dados foi possível identificar os temas: interesse pela escola desde a infância, apesar das dificuldades vivenciadas; esforço para o ingresso na universidade; consciência da formação em docência, que se dá paralela à formação do enfermeiro; transformações no modo de ver a saúde e o ensino. Os resultados indicaram aspectos importantes do percurso de aprendizagem, denotando a importância da investigação do processo de formação dos alunos de enfermagem, possibilitando não só ampliar a compreensão sobre os processos do seu desenvolvimento no âmbito da formação profissional, bem como do sujeito que se constitui. Tal estudo traz ainda contribuições para a reflexão sobre o Curso de Licenciatura em Enfermagem. (Este trabalho é financiado pelo CNPq).

Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Formação Docente; Abordagem Histórico-cultural

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