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CARACTERIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA A PARTIR DA AVALIAÇÃO EXTERNA DO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE NA PARAÍBA
Resumo
Introdução: A Atenção Primária em saúde representa a reorientação da prática assistencial em saúde, em contraponto ao modelo curativista. No Brasil, a Estratégia de SAÚDE DA FAMÍLIA compreende o elemento motor da efetivação das premissas de promoção, proteção e recuperação da saúde em concordância com os princípios e diretrizes estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Neste contexto ressalta-se o acolhimento como ferramenta desse novo modelo tecnoassistencial à medida que estimula as relações entre trabalhadores e usuários com base na escuta qualificada, responsabilização, compromisso com a resolutividade e o trabalho interdisciplinar. Objetivo: Caracterizar o cenário e particularidades referentes ao acolhimento na Atenção Básica no estado da Paraíba na perspectiva dos profissionais da saúde a partir da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ-AB. Método: Estudo transversal de caráter quantitativo baseado em dados da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica realizada no estado da Paraíba. A avaliação externa na Paraíba ocorreu de maio a outubro de 2012. Todas as equipes de Atenção Básica que aderiram ao programa participaram da pesquisa, a aplicação do instrumento “módulo II” foi executada por avaliadores da qualidade a um profissional de saúde em cada unidade de saúde, em formato digital por meio de tablets. O presente estudo considera, deste instrumento, somente o bloco 15 que corresponde aos itens 15.1 a 15.12 que se remete ao acolhimento à demanda espontânea. Realizou-se análise descritiva dos dados, através da distribuição de proporções absolutas e relativas com apoio do programa SPSS versão 21. Resultados: No que se refere à implantação do acolhimento na unidade de saúde, 60,3%, das mesmas responderam positivamente, destas 98,7% realizam acolhimento pela manhã, 79% à tarde, e 0,5% à noite. Predominantemente as unidades de saúde executam o acolhimento cinco dias da semana representando 46,2% de todas as unidades de saúde abordadas, com participação nas atividades de acolhimento de 33% dos médicos, 54,4% dos enfermeiros e 34,4% dos dentistas. No que diz respeito ao atendimento espontâneo de necessidade 95% das unidades de saúde afirmaram executar. Conclusão: Infere-se a partir dos dados que há envolvimento significativo das equipes de saúde da Atenção Básica na execução do acolhimento e atendimento espontâneo de necessidade aos usuários.
Palavras-chave
Atenção Básica; Acolhimento; Avaliação em saúde