Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CARACTERIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA A PARTIR DA AVALIAÇÃO EXTERNA DO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE NA PARAÍBA
Francisco de Sales Clementino, Emanuella de Castro Marcolino, Thainá Vieira Chaves, Luciano Gomes Bezerra, Juliana Sampaio, Jória Viana Guerreiro, Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna, David Nogueira de Souza

Resumo


Introdução: A Atenção Primária em saúde representa a reorientação da prática assistencial em saúde, em contraponto ao modelo curativista. No Brasil, a Estratégia de SAÚDE DA FAMÍLIA compreende o elemento motor da efetivação das premissas de promoção, proteção e recuperação da saúde em concordância com os princípios e diretrizes estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Neste contexto ressalta-se o acolhimento como ferramenta desse novo modelo tecnoassistencial à medida que estimula as relações entre trabalhadores e usuários com base na escuta qualificada, responsabilização, compromisso com a resolutividade e o trabalho interdisciplinar. Objetivo: Caracterizar o cenário e particularidades referentes ao acolhimento na Atenção Básica no estado da Paraíba na perspectiva dos profissionais da saúde a partir da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ-AB. Método: Estudo transversal de caráter quantitativo baseado em dados da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica realizada no estado da Paraíba. A avaliação externa na Paraíba ocorreu de maio a outubro de 2012. Todas as equipes de Atenção Básica que aderiram ao programa participaram da pesquisa, a aplicação do instrumento “módulo II” foi executada por avaliadores da qualidade a um profissional de saúde em cada unidade de saúde, em formato digital por meio de tablets. O presente estudo considera, deste instrumento, somente o bloco 15 que corresponde aos itens 15.1 a 15.12 que se remete ao acolhimento à demanda espontânea. Realizou-se análise descritiva dos dados, através da distribuição de proporções absolutas e relativas com apoio do programa SPSS versão 21. Resultados: No que se refere à implantação do acolhimento na unidade de saúde, 60,3%, das mesmas responderam positivamente, destas 98,7% realizam acolhimento pela manhã, 79% à tarde, e 0,5% à noite. Predominantemente as unidades de saúde executam o acolhimento cinco dias da semana representando 46,2% de todas as unidades de saúde abordadas, com participação nas atividades de acolhimento de 33% dos médicos, 54,4% dos enfermeiros e 34,4% dos dentistas. No que diz respeito ao atendimento espontâneo de necessidade 95% das unidades de saúde afirmaram executar. Conclusão: Infere-se a partir dos dados que há envolvimento significativo das equipes de saúde da Atenção Básica na execução do acolhimento e atendimento espontâneo de necessidade aos usuários.

Palavras-chave


Atenção Básica; Acolhimento; Avaliação em saúde