Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR EM UMA FAMÍLIA COM USUÁRIA PORTADORA DA DOENÇA DE PARKINSON: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Iara Pereira de Souza, Dayane Bernardo Farias, Francielle Ketlyn de Souza Santos, Karyni Ferreira Melo, Layse Beltrão Ribeiro, Robéria Mandú da Silva Siqueira, Elyni Aparecida Vargas Machado Salazar, Márcia Rotta

Resumo


Caracterização do problema: O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um instrumento que facilita a organização e sistematização do cuidado, por meio da incorporação do trabalho interdisciplinar, promovendo a integralidade na atenção à saúde, além de possibilitar à participação do usuário, contribuindo para que o mesmo desenvolva a construção de sua autonomia. O PTS foi realizado durante a execução da disciplina de Atividades Integradas da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB no período de fevereiro a outubro de 2013, os encontros ocorriam uma vez por semana, através de visita domiciliar. Descrição da experiência: P.P.M. 66 anos, sexo feminino, casada, 5 (cinco) filhos, atualmente mora somente com o esposo, residente em Campo Grande/MS. Relata ter a doença de Parkinson, diagnosticada há 1 ano e 6 meses.  Apesar de apresentar lentidão dos movimentos possui capacidade para deambulação com auxílio, porém locomove-se apenas com a cadeira de rodas. Já sofreu vários eventos de queda pela alteração no equilíbrio e em uma destas ocorreu uma luxação no ombro direito. Possui dependência moderada para realização de suas AVD’S e faz acompanhamento fisioterapêutico e psicológico na Clínica Escola – UCDB duas vezes por semana. Durante as abordagens com a usuária, identificamos além destes problemas com sua saúde física, dificuldades em relação à colaboração da família com os cuidados em saúde da mesma. A partir das necessidades e fragilidades identificadas pelo grupo, em usuária e família, elaboramos algumas intervenções que foram executadas durante as visitas domiciliares, por meio de orientação. Efeitos alcançados: Considera-se que a elaboração conjunta do PTS com a usuária e sua família foi uma experiência desafiadora, tanto para os acadêmicos quanto para os mesmos, devido a DP possuir caráter crônico e causar várias complicações secundárias e à família da usuária demonstrar certa dificuldade em criar vínculos, entender e aceitar o PTS como um instrumento de construção conjunta, tornando grande parte das intervenções de difícil resolução, porém as mínimas orientações acatadas proporcionaram muitos benefícios à usuária. Recomendações: A partir da experiência entendemos a necessidade do apoio de uma equipe multidisciplinar da saúde para o desenvolvimento do PTS, entendemos que este deve ser iniciado na graduação, trazemos a nossa experiência para que propostas inovadoras como esta possam ser desenvolvidas nas diversas universidades e cursos.

Palavras-chave


Projeto Terapêutico Singular; Doença de Parkinson; Cuidado em saúde; Equipe multidisciplinar

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Violência Intrafamiliar: Orientações para a prática em serviço. Brasília (DF): Secretaria de Políticas de Saúde; 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST. 4ª Edição; 2006.

BOROWSKI D.M., RIBEIRO C.V., LOMBARDI G.C, CRUZ K.C.F., CARDONA N., CARDOZO-GONZALES R.I. Projeto Terapêutico Singular para portadora de Parkinson: Em busca da qualidade de vida. XVIII CIC. XI ENPOS. I Mostra Científica. 5p.

CARVALHO L.G.P., MOREIRA M.D.S, RÉZIO L.A., TEIXEIRA N.Z.F. A construção de um Projeto Terapêutico Singular com usuário e família: potencialidade e limitações. O mundo da Saúde, v. 36, n. 3, p. 521-525, 2012.

DIAS C.A. Doença na família: Um diálogo sobre o cuidado psicológico do familiar cuidador. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Extremo Sul. 70 p. 2010.

GAUDET P. Measuring the impact of Parkinson’s disease: na occupational therapy perspective. Can J Occup The, v. 69, n. 2, p. 104-113, 2002.

GOULART F., TEIXEIRA-SALMELA L.F., BARBOSA C.M., SILVA C.M. O impacto de um programa de atividade física na qualidade devida de pacientes parkinsonianos. Anais do Congresso Brasileiro e do III Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, Rio de Janeiro, Brasil. p. 19, 2003.

GUIMARÃES RM. Os compromissos da geriatria. In: Guimarães RM, Cunha UGV. Sinais e sintomas em geriatria. 2ª ed: Rio de Janeiro: Atheneu; 2004. p.1-5.

KENDALL F.P., MGEARY E.K., GENSI P. Provas músculos provas e funções. 4ª ed. São Paulo: Manole; 1995.

LAKATOS E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo. Atlas. 1985.

LEITE M.T., CAPPELLARI V.T., SONEGO J. Mudou, Mudou tudo na minha vida: Experiências de idosos em grupos de convivência no município de Ijuí/RS. Revista Eletrônica de Enfermagem (online), Goiânia, v. 4, n.1, p. 18–25. 2002. Disponível em: http://www.fen.ufg.br.

LEME L.E.G., SILVA P.S.C.P. O idoso e a família. In: Papaléo Neto M., organizador. Gerontologia. São Paulo: Atheneu, 1996. p.92-7.

LOPES M.C.L.,VIOLIN M.R., LAVANGNOLI A.P., MARCON S.S. Fatores desencadeantes de quedas no domicílio em uma comunidade de idosos. Coggitare Enferm, n. 12, p. 472-7, 2007.

MARSDEN C.D. Parkinson’s disease. J Neurol Neurosurg Psychiatry, v.57, n. 6, p. 672-681, 1994.

MICHAELSEN, S. C.; RIBEIRO I. M. Assistência de enfermagem aos portadores do  mal de Parkinson e seus cuidadores. Ciência da saúde, 2007.

NUNES L.M., PORTELLA M.R. Boletim da Saúde, Porto Alegre. v. 17, n. 2, p. 109-121, 2003.

SCHENKMAN M., et al. Longitudinal evaluation of economic and physical impact of Parkinson’s disease. Parkinsonism Relat Disord, n. 8, p. 41-50, 2001.

SERRA M., DIAS J., CARRIL  M. Fisioterapia em traumatologia ortopedia e reumatologia. Rio de Janeiro, REVINTER, 2001.

TINETTI M.E. Preventing falls in enderly persons. N Engl J Med, n. 348, p. 42-9, 2003.

TRENTINI M., SILVA S.H., HAMMERSCHMIDT K.S.A. Enfrentamentos de situações adversas e favoráveis por pessoas idosas em condições crônicas de saúde. Rev Latino-am Enfermagem, v. 13, n. 1, p. 38-45, 2005.