Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O SIGNIFICADO DA RELIGIÃO/RELIGIOSIDADE PARA A PESSOA IDOSA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Ana Oliveira, Tânia Maria de Oliva Menezes, Mavy Dourado

Resumo


Atualmente a população mundial está passando por um processo de transição demográfica, se tornando mais envelhecida. Assim, é necessário que, paralelo às alterações demográficas aconteçam modificações socioeconômicas no intuito de melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. Entre os determinantes sociais destaca- se o envolvimento religioso, por sua capacidade de contribuir para a promoção e manutenção do bem estar dos idosos. Pois promove benefícios cognitivos e afetivos, dando suporte emocional, espiritual e social para o idoso. Nesse contexto, o objetivo do estudo é analisar a produção do conhecimento sobre o significado da religião/religiosidade para a pessoa idosa. Trata-se de uma revisão da integrativa da literatura, onde foram utilizadas as bases de dados Lilacs, Scielo e Medline no mês de agosto de 2013. Com a seguinte questão norteadora: Qual a produção do conhecimento sobre o significado da religião/religiosidade para a pessoa idosa? Os artigos foram selecionados a partir da leitura do título e resumo e, em seguida, aplicados os critérios de inclusão: 1. artigos científicos que abordassem religião/religiosidade e a pessoa idosa; 2. Artigos na integra; 3. Artigos publicados nos anos de 2008 a 2012; Como critério de exclusão: 1. Artigos de revisão. Na base de dados Lilacs, do total de 203 publicações, apenas 22 foram selecionados para o estudo. Na base de dados Scielo, de 13 publicações encontradas apenas 07 tinham relação com a temática, mas foi selecionado 01, pois os outros já haviam sido encontrados na base de dados da Lilacs. Na base de dados Medline foram encontrados inicialmente 241 publicações, ao selecionar os artigos que correspondiam com o tema do estudo e que tivesse o texto completo disponível ficaram apenas 02 publicações. Assim, foi levantado através desta revisão um total de 25 publicações, o que demonstra um quantitativo ainda reduzido de produções acerca desta temática, pois, em uma análise geral, a maioria das produções apontam para aspectos positivos, bem como benefícios para as condições de vida da pessoa idosa com algum tipo de envolvimento religioso, o que remete para uma maior necessidade de estudos voltados para a análise desses benefícios, sobretudo para o profissional de saúde, que pode utilizar a religião/religiosidade como ferramenta de apoio no processo saúde-adoecimento da pessoa idosa.

Palavras-chave


idoso; envelhecimento; religião; e espiritualidade.

Referências


CARDOSO, Myrian Cristina da Silva; FERREIRA, Maria Cristina. Envolvimento religioso e bem-estar subjetivo em idosos. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 29, n. 2, jun. 2009 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000200013&lng=pt&nrm=iso> . acessos em 19 maio 2013.

KOENIG, Harold G. Medicina, religião e saúde: o encontro da ciência e da espiritualidade. Porto Alegre, RS: L&PM, 2012, p. 248.

PAPALEO NETTO, Matheus. O Estudo da Velhice: histórico, definição do campo e termos básicos. In: FREITAS, Elizabete Viana de. Tratado de geriatria e gerontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, cap.1, p. 2-12.