Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORTALECIMENTO DO CENTRO DE ESTUDOS DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA: PROPOSTAS DE UM PET SAÚDE EIXO EDUCAÇÃO PERMANENTE
Rejane Soares Diniz, Carla Rossana de Lima Costa, Sandra Oliveira Garcia, Thamiris Araújo Aragão

Resumo


Considerações Iniciais: A integração ensino-serviço é a estreita relação entre os serviços de saúde e a academia, a partir do trabalho coletivo, incluindo os gestores e usuários. O Instituto Cândida Vargas (ICV) constitui-se cenário de aprendizagem, tendo o Centro de Estudos papel de destaque nesse contexto. Objetivo: Este trabalho objetiva apresentar propostas de um PET-Saúde, eixo Educação Permanente, para fortalecimento do Centro de Estudos do ICV. Metodologia: Para tanto, apresenta a experiência desenvolvida desde agosto de 2012, do PET-Saúde, Eixo Educação Permanente, em articulação com o PET-Saúde, Eixo Rede Cegonha, no ICV, com a realização de oficinas “Encontro dos Trabalhadores”, na temática da humanização, que promoveram a reflexão sobre o processo de trabalho do serviço. Resultados: Como resultado da problematização da integração ensino-serviço, foi sugerida a criação de duas comissões (Educação em Saúde e Integração Ensino Serviço), para atuarem junto ao Centro de Estudos, visando ações estratégicas para transformar a organização do serviço e dos processos formativos. Estas comissões estão sendo pactuadas com diversos atores e encontram-se em fase de estruturação. Considerações Finais: A mudança nas práticas nos níveis da gestão e da atenção exige a reflexão dos processos de trabalho e das concepções vigentes no trabalho. Assim, tem sido possível colocar em debate a construção de novos processos formativos no cotidiano da instituição, orientadas na perspectiva da educação permanente.

Palavras-chave


Integração Ensino Serviço; Educação Permanente; Centro de Estudos

Referências


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