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INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: ENCONTRO NECESSÁRIO DO PROCESSO DE MUDANÇAS DE PRÁTICAS EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA
Resumo
Introdução: Uma das perspectivas de mudanças na formação dos profissionais de saúde consiste na reflexão e transformação do processo de integração ensino/serviço, constituindo-se em cenários de aprendizagem privilegiados para essa formação. Nesse contexto, a academia insere-se no ambiente hospitalar, reforçando o elo com a saúde por meio do trabalho coletivo, pactuado e integrado entre estudantes, professores dos cursos das áreas da saúde, os trabalhadores da saúde, considerando os gestores e usuários. O Instituto Cândida Vargas (ICV) corresponde a um cenário de aprendizagem, no qual situa-se o Centro de Estudos, ponto estratégico para as ações de educação e saúde. Objetivo: O objetivo deste trabalho consiste em apresentar reflexões que contribuam com o processo de integração ensino/serviço desenvolvido pelo Centro de Estudos de uma Maternidade Pública. Metodologia: As oficinas “Encontro dos trabalhadores”, na temática da humanização, foram desenvolvidas entre fevereiro e março de 2013 pelo PET-Saúde, Eixo Educação Permanentes, em articulação com o PET-Saúde, Eixo Rede Cegonha, no ICV, a partir das quais surgiram várias questões problematizadas, destacando-se as pertinentes ao processo ensino-serviço. Resultados: A criação de duas comissões (Educação Ensino Serviço e Educação e Saúde) foi sugerida como proposta para ampliação e fortalecimento do Centro de Estudos no ICV, visando ações estratégicas para transformar a organização do serviço e dos processos formativos. Estas comissões estão sendo pactuadas com diversos atores e encontram-se em fase de estruturação. Considerações Finais: A reflexão nos processos de trabalhos consiste em uma etapa imprescindível para mudanças nas práticas nos níveis da gestão e da atenção, permitindo, dessa forma, o debate a construção de novos processos formativos no cotidiano da instituição, orientadas na perspectiva da educação permanente.