Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: ENCONTRO NECESSÁRIO DO PROCESSO DE MUDANÇAS DE PRÁTICAS EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA
Thamiris Aragão Araújo, Juliana Sampaio, Sandra Oliveira Garcia, Rejane Soares Diniz, Carla Rossana Costa, Rosa Mystica Farias, Joseane Carvalho

Resumo


Introdução: Uma das perspectivas de mudanças na formação dos profissionais de saúde consiste na reflexão e transformação do processo de integração ensino/serviço, constituindo-se em cenários de aprendizagem privilegiados para essa formação. Nesse contexto, a academia insere-se no ambiente hospitalar, reforçando o elo com a saúde por meio do trabalho coletivo, pactuado e integrado entre estudantes, professores dos cursos das áreas da saúde, os trabalhadores da saúde, considerando os gestores e usuários. O Instituto Cândida Vargas (ICV) corresponde a um cenário de aprendizagem, no qual situa-se o Centro de Estudos, ponto estratégico para as ações de educação e saúde. Objetivo: O objetivo deste trabalho consiste em apresentar reflexões que contribuam com o processo de integração ensino/serviço desenvolvido pelo Centro de Estudos de uma Maternidade Pública. Metodologia: As oficinas “Encontro dos trabalhadores”, na temática da humanização, foram desenvolvidas entre fevereiro e março de 2013 pelo PET-Saúde, Eixo Educação Permanentes, em articulação com o PET-Saúde, Eixo Rede Cegonha, no ICV, a partir das quais surgiram várias questões problematizadas, destacando-se as pertinentes ao processo ensino-serviço. Resultados: A criação de duas comissões (Educação Ensino Serviço e Educação e Saúde) foi sugerida como proposta para ampliação e fortalecimento do Centro de Estudos no ICV, visando ações estratégicas para transformar a organização do serviço e dos processos formativos. Estas comissões estão sendo pactuadas com diversos atores e encontram-se em fase de estruturação. Considerações Finais: A reflexão nos processos de trabalhos consiste em uma etapa imprescindível para mudanças nas práticas nos níveis da gestão e da atenção, permitindo, dessa forma, o debate a construção de novos processos formativos no cotidiano da instituição, orientadas na perspectiva da educação permanente.