Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM MULTIDISCILPLINAR À GESTANTE
Thais Norberta, Anna Katharinne Carreiro, Mirella Bandeira, Michelle Vicente, Andréa Conceição Gomes, Maria Luci Esteves

Resumo


A gestação representa período único e especial na vida da mulher, no qual a sensação de tornar-se mãe confunde-se muitas vezes com incertezas, medos e inseguranças. O objetivo do resumo é relatar a experiência vivida por um grupo de Residentes, que realizaram atividades para as gestantes adscritas no território constituído pelos bairros São Joaquim e Nova Brasília, no qual a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade atua, com o intuito de promover saúde para o binômio mãe/filho. O curso para gestantes acontecia a cada quinze dias nas tardes de quinta-feira e contaram com a parceria das equipes de saúde da família do turno da tarde. Cada encontro iniciava-se com uma dinâmica, em seguida, temas sobre pré-natal, gestação, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido eram abordados. Ao final era fornecido um lanche para as participantes. Os temas abordados foram: Importância do pré-natal, desenvolvimento da gestação, modificações corporais da gestante, modificações psicológicas na gravidez – responsáveis pela explanação: enfermagem e psicologia; Cuidados pessoais e bucais – responsáveis: odontologia e enfermagem; Aspectos nutricionais da gestação, alterações musculoesqueléticas e posturais na gestação, atividade física na gestação – responsáveis: educação física, nutrição e fisioterapia; Patologias na gravidez (diagnóstico e prevenção) – responsável: enfermagem; Doenças sexualmente transmissíveis na gravidez – responsável: enfermagem; Cuidados com o recém-nascido – responsável: enfermagem; Tipos de parto, aleitamento materno – responsáveis: enfermagem e nutrição; e encerramento com a entrega de um pequeno enxoval e certificados de participação. Buscou-se principalmente a conscientização da importância da amamentação para o crescimento e desenvolvimento da criança, bem como o incentivo ao parto natural. Oportunizou ainda a troca de saberes e de vivências, já que os encontros aconteciam sobre o prisma de rodas de conversa. O grupo de gestantes dessa atividade era composto pelo menos de 80% de gestantes adolescentes e primíparas, logo o curso beneficiou esse grupo que dispunha, até então, de poucas informações e experiências a respeito dessa fase de suas vidas. Dessa forma, observou-se que a abordagem multidisciplinar proporcionou um atendimento integral à gestante, à medida que, ao se considerar os aspectos biopsicossociais, buscou-se a incorporação de novos saberes baseados em experiências já vividas.

Palavras-chave


Educação em saúde; Gestantes; Promoção da saúde

Referências


1 TEDESCO, R. P.; et al. Fatores determinantes para as expectativas de primigestas acerca da via de parto. Revista Brasileira Ginecologia e Obstetrícia. Rio de Janeiro, v.26, n.10, nov-dez, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032004001000006>.