Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO SEGUIMENTO AMBULATORIAL DE CRIANÇAS EGRESSAS DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DISCENTE
Taisa de Paula Goncalves

Resumo


Caracterização do problema: Crianças nascidas pré-termo e/ou de muito baixo peso apresentam maior chance de desenvolver algum problema de saúde na infância. Neste contexto, reconhece-se a atuação do enfermeiro na avaliação destas crianças, identificação de agravos, resolução dos problemas que lhe competem, orientação aos pais incluindo-os no processo do cuidar, e realização de encaminhamentos a outros profissionais da equipe. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência acerca de um projeto de extensão no seguimento de crianças de risco e sua contribuição para a formação discente. O projeto “Intervenção do enfermeiro às crianças atendidas no Ambulatório da Criança de Risco - ACRIAR” é desenvolvido no atendimento ambulatorial do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tal serviço possui uma equipe multiprofissional, que realiza o seguimento das crianças egressas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do hospital, nascidas com 34 semanas ou menos e/ou com peso ≤1500g. Compete ao enfermeiro a realização da primeira consulta da criança, para detectar precocemente alterações existentes e implementar as intervenções necessárias. Efeitos alcançados: Desde o início do projeto, em setembro de 2011, até dezembro de 2013, foram atendidas cerca de 213 crianças na primeira consulta. A partir de uma revisão bibliográfica, foi criado um documento com diretrizes para a atuação do enfermeiro no seguimento ambulatorial, contemplando a sistematização da assistência de enfermagem, os problemas mais comuns da criança e as principais intervenções a serem realizadas. Para obter informações mais relevantes no cuidado, foram feitas modificações no instrumento utilizado para realizar anamnese com a família, cujos dados têm alimentado um banco de dados que possibilitará uma investigação da prática do enfermeiro nesta modalidade de atendimento. Recomendações: A vivência como discente no ACRIAR trouxe uma experiência e aprendizado que foram além dos oferecidos em modalidades de ensino formais, pois possibilitou melhor compreensão das competências do enfermeiro, aquisição de autonomia e segurança para tomada de decisão e reconhecimento da indissociabilidade entre extensão, ensino, prática e pesquisa. Espera-se que esta experiência ofereça subsídios para o desenvolvimento de outros trabalhos, em que o enfermeiro tenha um papel de destaque no serviço em que atua e que os discentes possam estar cada vez mais inseridos nessas atividades.

Palavras-chave


prematuro; recém nascido de muito baixo peso; seguimento; enfermagem; formação profissional

Referências


VIERA, C.S.; MELLO, D.F. O seguimento da saúde da criança pré-termo e de baixo peso egressa da terapia intensiva neonatal. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2009 Jan-Mar; 18(1): 74-82.

FERRAZ, S.T.; FRÔNIO, J.S.; NEVES, L.A.T.; DEMARCHI, R.S.; VARGAS, A.L.A.; GHETTI, F.F.; FILGUEIRAS, M.S.T. Programa de Follow-up de recém-nascidos de alto risco: relato da experiência de um equipe interdisciplinar. Rev.APS, Juiz de Fora, v.13, n.1, p.133-139, jan./mar. 2010.

HC/UFMG. HOSPITAL DAS CLÍNICAS. SALA DE IMPRENSA. Assistência a prematuros. Disponível em: <http://www.hc.ufmg.br/imprensa/assistencia_prematuros.html>. Acesso em dezembro de 2013.