Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE (PEP): UMA NOVA FERRAMENTA TECNOLÓGICA COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DO RJ
Viviane Rangel dos Santos, Fabio Henrique Silva Melo, Daiane Oliveira de Castro Marotta, Carla Fabricia Ledur Paz Cezar, Glaucio Moreira de Faria

Resumo


Ao longo dos anos a saúde avança progressivamente na área tecnológica, assim muitas pesquisas tem sido feitas sobre a evolução e a metodologia das tecnologias em saúde, e, especial à evolução dos sistemas de informação e suas questões operacionais (SILVA, 2004; 20(2): 199-207). Entretanto, tornaram- se essenciais novas ferramentas no cotidiano do serviço público, como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) que veio como um novo modelo de atendimento a saúde na Atenção Básica no Município do Rio de Janeiro em parceria com a OSS-SPDM&PAIS (Organização Social de Saúde- Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina &Programa de Atenção Integral a Saúde). O objetivo do trabalho visa mostrar uma visão panorâmica da construção da Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente no serviço público de saúde com âmbito na Atenção Básica da AP 5.3 em parceria com a OSS-SPDM& PAIS. A descrição da experiência iniciou no final ano do ano 2009 no Município do RJ que consolidou uma parceria com a OSS-SPDM&PAIS com atuação na Área Programática (AP) 5.3 que abrange os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. No ano de 2010 a Secretária Municipal de Saúde (SMS) inovou com uma nova estruturação no modelo da atenção básica através da implantação do PEP cumprindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa implantação ocorreu em parceria com a organização social OSS-SPDM& PAIS que avaliou 03(três) modelos de prontuários e contratou a empresa que mais se adequou aos conceitos de saúde pública. Em fevereiro de 2011 iniciou a primeira implantação do PEP com o treinamento ministrado pela funcionária da empresa do prontuário com a presença de uma Supervisora do Planejamento OSS SPDM&PAIS com o perfil de cada profissional de uma clínica da família da área de abrangência de Sepetiba composta por: 04(quatro) equipes de saúde da família e 02(duas) equipes de saúde bucal, totalizando 42 funcionários. Em síntese, a tecnologia da informação na saúde da AP 5.3 veio como uma ferramenta de extrema relevância para a atenção básica, desde a melhorada estrutura física e de rede de todas as unidades, e a organização no atendimento em todos os setores das unidades através do totem, como a melhora ao acesso as informações do cliente desde as questões socioeconômicas quanto assistência prestada, seja através de diagnósticos, exames e prescrições onde todos os profissionais tem acesso por um único canal de informação.  Viviane Rangel dos Santos.

Palavras-chave


Sistema de Informação;Ferramentas; Prontuário Eletrônico

Referências


SILVA, 2004; 20(2): 199-207