Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ADOÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE COMO MODELO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SAPUCAIA/RJ
Antonio Henrique Vasconcellos da Rosa, Antonio Claret Hannas Hipólito, Diego Ferreira de Souza, Wagner Oliveira Rodrigues

Resumo


A Secretaria Municipal de Saúde de Sapucaia/RJ enfrenta, cotidianamente, um desafio para garantir o acesso de todos munícipes ao sistema Único de Saúde (SUS). Não é tão simples pensar e operar um modelo de atenção pautado na concepção de saúde como direito, com estratégia que traduzam em ações eficientes, acolhedoras e resolutivas, é uma questão tão delicada e complexa quanto o dinamismo de uma cidade do interior do Estado de Rio de Janeiro. Para da melhor atendimento aos seus munícipes o gestor municipal de saúde de Sapucaia e sua equipe técnica aposta na implementação de uma estratégia de atenção primária integral que implica na resposta aos problemas de saúde com melhor resolutividade, sendo a estratégia de saúde da família a porta de entrada preferencial em serviços de atenção básica e a coordenação dos cuidados nos demais níveis de atenção. Nesse sentido, os esforços dos gestores e os resultados encontrados na integração da Saúde da Família à rede assistencial apontam para a sua potencialidade como estratégia de atenção primária integral. Essa perspectiva, contudo, deve ser monitorada, e outras investigações precisam ser desenvolvidas, considerando as diversas dimensões da integração e a perspectiva dos usuários. A definição de APS formulada pela Organização Mundial da Saúde diz que: “A atenção essencial à saúde, baseada em métodos práticos, cientificamente evidentes e socialmente aceitos e em tecnologias tornadas acessíveis a indivíduos e famílias na comunidade por meios aceitáveis e a um custo que as comunidades e os países possam suportar, independentemente de seu estágio de desenvolvimento, num espírito de auto-confiança e auto-determinação. Ela forma parte integral do sistema de serviços de saúde do qual representa sua função central e o principal foco de desenvolvimento econômico e social da comunidade. Constitui o primeiro contacto de indivíduos, famílias e comunidades com o sistema nacional de saúde, trazendo os serviços de saúde o mais próximo possível aos lugares de vida e trabalho das pessoas e constitui o primeiro elemento de um processo contínuo de atenção” Esta definição ressalta a importância da APS, que, por sua vez, reforça os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade do Sistema Único de Saúde. A Atenção Primária à Saúde é fundamental para cidades pequenas no fortalecimento de promoções de saúde, cujo orçamento não é suficiente para financiamento da média e alta complexidade. Se tivermos um nível de atenção que é porta de entrada, onde começam todos os processos, onde acontecem todas as demandas, e são destinados recursos e mão de obra qualificada, ele vai delimitando as ações de saúde.

Palavras-chave


Atenção primária, Saúde, Gestão

Referências


BRASIL. Saúde da Família: uma estratégia de orgnização dos serviços de saúde, Brasília, DF: Ministério da Saúde, 1996. Mimeografado.

BRASIL. Portaria 1886/GM , Brasília, DF: Ministério da Saúde, 1997.

BRASIL. A implantação da unidade de Saúde da Família . Cadernos de Atenção Básica. Caderno 1. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2000.

BRASIL. Guia prático do Programa de Saúde da Família . Brasília, DF: Ministério da Saúde. 2001.126p.

BRASIL. Regionalização da assistência à saúde : aprofundando a descentralização com equidade no acesso. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2002. 107p.

LUZ, M. T. Políticas de descentralização e cidadania: novas práticas de saúde no Brasil atual. In: Pinheiro, R. e Mattos, R. A. (Org). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: UERJ, IMS, ABRASCO, 2001. p 17-37.