Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE SOBRE A IMUNIZAÇÃO: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO
Lêda Maria Alves Mesquita, Bruno Feitosa Policarpo, Alisson Salatiek Ferreira de Freitas, Cláudia da Cunha Gomes, Maria Verônica Almeida de Brito, Cleide Carneiro

Resumo


Caracterização do problema: O Ministério da Saúde, afirma que ACS tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade por meio de uma vigilância efetiva, pois são eles que estão mais próximos dos problemas que interferem na saúde da comunidade, necessitando, que venham ter ações que favoreçam a transformação de situações-problemas identificadas. Diante do exposto, tornou-se evidente uma problemática observada em um grupo de ACS, que não estavam conseguindo realizar um acompanhamento do calendário vacinal da criança por ausência de conhecimento do Programa Nacional de Imunização (PNI), emergindo assim uma necessidade de um projeto de intervenção que erradique com essa situação problema identificada. Assim, o projeto tem o objetivo de efetivar o processo de educação permanente junto aos agentes comunitários de saúde atendendo as necessidades de conhecimentos referentes ao PNI. Descrição da experiência: A intervenção ocorre com os ACS da Unidade Básica de Saúde, localizada na Av. Central Oeste s/n em Araturi, no município de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza. Os atores da intervenção são constituídos de 10 mulheres, com idade de 23 a 63 anos e uma média de idade 44 anos. Quanto ao nível de escolaridade 02 possuem o nível fundamental completo, 05 possuem nível médio completo e 3 cursam nível superior, vale ressaltar que 3 possuem o curso técnico em enfermagem. Estão na cobertura dessas ACS,  121 crianças de 0 a 2anos, que constantemente recebem visitas das mesmas. O projeto de intervenção possui cinco passos para efetivação do objetivo, que são: Identificação das situações limites; Aplicação do Arco de Maguerez; Realização de Oficina; Prática da comunidade; Avaliação do processo. Efeitos alcançados: Com esse projeto observou-se, já nos primeiro resultados, uma melhoria da qualidade da assistência prestada pelo ACS diante das condutas do PNI e dos indicadores de cobertura vacinal, além de efetivar ações eficazes no acompanhamento da puericultura. Recomendações: Essa vivência demonstrou que o enfermeiro juntamente com os demais profissionais da equipe da Estratégia Saúde da Família precisa fortificar, alinhar e integra-se para que ações da equipe possam ter uma repercussão positiva na ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde.

Palavras-chave


Educação permanente, agente comunitário de Saúde, imunização

Referências


MENDONÇA, Maria Helena Magalhães de. Agente comunitário de saúde: o ser, o saber, o fazer. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, n. 5, p. 1433-1434, 2004.