Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ABORDAGEM PEDAGÓGICA COM UM GRUPO DE FUMANTES EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA DO INTERIOR DO RS
Andreza Chiomento Parise, Graziela Pereira Flores, Simone Edi Chaves

Resumo


Caracterização do problema: O tabagismo é a primeira causa de óbito evitável no fumante ativo e  a terceira causa de morte no fumante passivo, caracterizando-se como um problema de saúde pública. (BRASIL, 2013). Em uma metalúrgica do interior do estado do RS, trabalhadores tabagistas, fumavam escondidos em ambientes de uso coletivo (banheiros e no local de trabalho), contribuído para a existência a do fumante passivo. Em alguns locais da empresa há inflamáveis que mediante uma baganha de cigarro acessa, poderá iniciar um princípio de incêndio. Optou-se pela metodologia da Educação Permanente em Saúde onde foram identificados os nós críticos juntos com os trabalhadores para identificar as implicações do tabaco no ambiente de trabalho. Descrição da experiência: Primeiro momento apresentou-se a proposta para identificar os principais problemas relacionados ao tabagismo, foi o momento de todos trazerem suas percepções sobre o tabagismo e preenchimento de algumas perguntas que serviram para conhecer melhor o grupo. Segundo momento apresentou-se ao grupo o resultado das perguntas preenchidas no primeiro momento e oportunizado tempo para reflexão e dialogo coletivo sobre o que foi apresentado sobre o tabagismo e o ambiente de trabalho. Terceiro momento foi onde, a partir dos problemas identificados coletivamente realizou-se uma prática educativa com debate conceitual sobre tabagismo, contraste existente entre passado e a atualidade. Efeitos alcançados: Essa prática educativa no ambiente de trabalho, contribuiu para estabelecer alguns delineamentos relacionados ao ato de fumar nas dependência de uma empresa. Cinco trabalhadores aderiram Programa do Ministério da Saúde para tabagistas e pararam de fumar. Recomendações: A prática da educação permanente em saúde no ambiente de trabalho é muito importante para que sejam identificados os problemas, gerando mudanças significativas tanto para o ambiente em que o trabalhador está inserido, como para o próprio trabalhador. A participação de profissionais da saúde neste processo auxilia a traçar estratégias capazes de estimular e conscientizar os fumantes sobre a importância do não fumar para a saúde da população.

Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde; Tabagismo Ativo e Passivo; Saúde Pública

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Número de adultos fumantes no Brasil cai 20% em seis anos. http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/08/29/.  Acesso em 20 Set. 2013.