Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SARGSUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO SUS MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – PARAÍBA
Uberlandia Islândia Barbosa Dantas Dantas, Barbara Maria Pereira Wanderley, Celia Maria Cartaxo Pires de Sá, Lucineide Alves Vieira Braga, Mirla Lima Ribeiro, Zey Verissimo Aguiar

Resumo


Introdução: Este trabalho relata a experiência do município de João Pessoa com a construção do Relatório de Gestão (RG) referente à competência do ano de 2012 utilizando a ferramenta virtual SARGSUS - Sistema de Apoio a Construção do Relatório de Gestão. Objetivo: compreender a utilidade da ferramenta SARGSUS no processo de construção do Relatório de Gestão Anual do ano de 2012 da Secretaria Municipal de saúde João Pessoa- Paraíba. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a construção da prestação de contas da gestão municipal de João Pessoa utilizando a ferramenta WEB do SARGSUS. Foi utilizada a observação participante e a análise dos dados obtidos a partir do documento final do relatório de gestão 2012. Resultados: O SARGSUS fornece aos gestores municipais e estaduais um instrumento informatizado que facilita a elaboração e o envio do Relatório Anual de Gestão (RAG), utilizando as bases de dados nacionais com informações que servem para qualificar os processos e práticas do monitoramento e avaliação da gestão. O sistema também favorece aos gestores o cumprimento dos prazos legais de aprovação do RAG nos respectivos conselhos de saúde. O SARGSUS é composto pelos formulários: identificação do município; demografia e dados de morbi-mortalidade; rede física de saúde, pública e privada prestadora de serviço ao SUS; profissionais SUS; programação anual de saúde; indicadores de transição; demonstrativo da utilização dos recursos; demonstrativo orçamentário - despesas com saúde; análise e considerações gerais; apreciação do relatório de gestão; relatórios anteriores e status do SARGSUS. Para a construção do relatório foram realizadas rodas de conversa apresentando as vantagens da utilização do sistema e em seguida as áreas e diretorias produziram seus relatórios individuais que subsidiaram a construção de um relatório final com a prestação de contas de todas as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa-PB que subsidiou a alimentação do sistema. Conclusão: Assim, SARGSUS veio contribuir com a transparência na prestação de contas municipais ampliando os mecanismos de controle social e permitiu ampliar o conhecimento dos gestores a cerca do planejamento e do monitoramento dos seus serviços.

Palavras-chave


Administração de Serviços de Saúde; Relatório Técnico; Avaliação em Saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Sistema de Planejamento do SUS: uma construção coletiva: orientações gerais para elaboração de instrumentos de planejamento: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão: estrutura e conteúdo.  32 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde). (Série Cadernos de Planejamento; v. 6). 2009.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. www.saude.gov.br. Brasília. Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1684. Acesso em: 10 de agosto de 2013.

 

Matus, C. Teoria da ação e Teoria do Planejamento, in: C. Matus. Política, planejamento e governo. Brasília: Ipea. pp. 81-98. 1996.