Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
FORMANDO E TRANSFORMANDO POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E SERVIÇO
Taisa Goncalves, Elysângela Dittz

Resumo


Caracterização do problema: A história da assistência ao paciente pediátrico evidencia que seu objetivo foi a cura ou o prolongamento da vida, ainda que mantida uma condição de vida artificial. Mudanças ocorreram nesse cenário com os Cuidados Paliativos que, diante de uma doença grave, têm enfoque na qualidade de vida do paciente e sua família. Este estudo desenvolveu-se por meio do estágio curricular do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, em uma Unidade de Internação Pediátrica. A partir da dificuldade expressa pela Equipe de Enfermagem em lidar com os Cuidados Paliativos, além da observação de suas práticas, foi possível perceber a necessidade de conhecimento sobre o tema. O estudo justifica-se pela necessidade de estratégias para informar a equipe para melhoria da assistência prestada. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência da construção de um trabalho de intervenção com o tema “A atuação da Equipe de Enfermagem nos Cuidados Paliativos”, em uma Unidade de Internação Pediátrica, em Belo Horizonte, MG. O trabalho se deu por meio de uma revisão de literatura, feita em outubro e novembro de 2013, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde e Pubmed, com os descritores Cuidados Paliativos/Palliative Care, Pediatria/Pediatrics e Enfermagem/Nursing. A análise de dados foi feita pela análise de conteúdo de Minayo. Depois de construída a revisão, foi feita uma discussão com a equipe de saúde do setor, incluindo os princípios fundamentais dos Cuidados Paliativos, reflexões sobre sua atuação e discussão de casos clínicos do próprio serviço. Efeitos alcançados: Percebeu-se um desconhecimento dos profissionais sobre o tema e dificuldades em lidar na prática, fato trazido também pelos artigos da revisão. O trabalho subsidiou os profissionais da Equipe de Enfermagem a iniciar uma discussão sobre o tema e elaborar estratégias para implementar tais cuidados na assistência à criança e sua família. Além disso, colaborou para o aprendizado como discente, tanto para maior conhecimento sobre o tema, quanto pela oportunidade de oferecer subsídios à equipe para a melhoria da assistência prestada a partir de uma prática baseada em evidências. Recomendações: Espera-se que este trabalho seja também um incentivo para a inclusão do tema em ações de educação permanente entre a equipe multiprofissional, em novas pesquisas para a prática baseada em evidências científicas e na formação profissional.

Palavras-chave


cuidados Paliativos; pediatria; enfermagem; formação profissional.

Referências


MARTIN, J.A.; KUNG, H.C.; MATHEWS, T.J.; HOVERT, D.L.; STROBINO, D.M.; GUYER, B.; SUTTON, S.R. Annual summary of vital statistics: 2006. Pediatrics. 2008; 121:788–801.

LAGO, P.M.; PIVA, J.; KIPPERA, D.; GARCIA, P.C.; PRETTO, C.; GIONGIO, M.; BRANCO, R.; BUENOS, F.; TRAIBERS, C.; ARAÚJOS, T.; WORTMANN, D.; LIBRELATOS, G.; SOARDI, D. Limitação de suporte de vida em três unidades de terapia intensiva pediátrica do sul do Brasil. Jornal de Pediatria, vol. 81, Nº2, 2005.

POLES, K.; BOUSSO, R.S. Morte digna da criança: análise de conceito. Rev Esc Enferm USP 2009; 43(1) 215-22.

TORREÃO, L.A.; PEREIRA, C.R.; TROSTER, E. Ethical aspects in the management of the terminally ill patient in the pediatric intensive care unit. Rev. Hosp. Clín. Fac. Med. S. Paulo 59(1):3-9, 2004.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. INCA. Cuidados Paliativos. Disponível em: <http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=474 >. Acesso em outubro de 2013.