Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DO CACAU: HUMANIZAÇÃO
Mayara Adriana Mello

Resumo


Introdução: O cuidado integral com a saúde das crianças abrigadas demanda muito tempo e conhecimento de cada profissional envolvidos com os mesmos, assim, devendo haver uma capacitação profissional dos cuidadores, sabendo lidar melhor com cada um, pois uns tiveram problemas em casa ou ate mesmo aqueles que são tirados ou abandonos pelos pais ainda bebes, crescem com a vontade de serem amadas, cuidadas e bem educadas, e eles veem os profissionais do local um conforto emocional (Philippe, 2011). No momento atual ainda é gerado um grande preconceito com crianças abandonadas, ou com as que têm os pais com problemas, sofrimento psíquico e sem condições de criarem as mesmas que assim são mandadas para centros de atenções para crianças e adolescentes. O preconceito é gerado pela população que tem um olhar diferenciado. O Brasil possui a maior população infantil de até 6 anos da América. Deve se pensar em um abrigo que passe conforto, segurança para um bom desenvolvimentos das crianças que estão ali institucionalizadas(Carvalho, 2008). Objetivos: Capacitação com os profissionais que trabalham no CACAU, realizado por 3 acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Pampa, bolsistas do Programa de Educação para o Trabalho(PET),Atenção Psicossocial, sobre o trabalho que os profissionais exercem no Centro de Atenção da Criança e do Adolescente de Uruguaiana(CACAU). Metodologia: Este trabalho foi elaborado com os profissionais, realizado no CACAU no período de 04/10/2013 a 10/12/2013 sendo que as visitas ocorreram uma vez por semana na sexta-feira, das 14h00min às 15h30min. Foi realizado um trabalho sobre manejo, formas de lidar com as crianças deixando de lado a carga do trabalho e os problemas pessoais, mostrando que as crianças se apegam neles, por criarem vínculos, assim, levando vídeos de cuidados, de reflexão, mostrar o quanto é importante o trabalho em grupo, para as crianças e para os próprios profissionais. Resultados: Percebeu-se que os profissionais têm diálogos diferentes em cada turno, sendo assim, diferenciando o manejo com as crianças, ou ate mesmo o trabalho em cada turno sendo realizado de um modo, assim, prejudicando o desenvolvimento das próprias crianças. O nosso trabalho é importante no local para um melhor diálogo, confraternização entre os profissionais e mais afeto com as crianças, percebe-se que eles entendem a importância de passar o melhor, pois eles são o espelho de cada um que esta no local, levando o aprendizado para a vida inteira. Conclusões: Que o nosso trabalho realizado no CACAU trás benefícios para as crianças e para os próprios profissionais que aprendem a lidar melhor no dia a dia com as crianças passando o melhor deles para as crianças, mostrando que as crianças sempre vão se espelhar nos profissionais para seguir suas vidas e que o trabalho em equipe é importante para um melhor desenvolvimento do local e das crianças.

Referências


PHILIPPE, Diuvani Tomazoni; VIEIRA, Mauro Luís. Relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 2, n. 9, mai./ago. 2011.

CARVALHO, Renato Pinto. História Social da Criança Abandonada: resenha. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 37, n. 19, p.1-2, set. 2008.