Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
OS SABERES DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO NOS POLOS DE ACADEMIA DA SAÚDE NO BRASIL
Marcelo Skowronski, Alex Branco Fraga

Resumo


Programas no âmbito da promoção da saúde envolvendo práticas corporais/atividade física começam a ter maior visibilidade no Sistema Único de Saúde (SUS) com a publicação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) no ano de 2006, a qual dispõe sobre diretrizes e estratégias de promoção da saúde no SUS. Recentemente, através da Portaria nº 719GM/MS de 07 de abril de 2011, foi lançado pelo Ministério da Saúde o Programa Academia da Saúde. Esse programa se caracteriza como um espaço de atuação para profissionais da área de saúde, especialmente profissionais de Educação Física. De acordo com Bueno (2012), mesmo que de forma incipiente, a presença de profissionais de Educação Física em serviços do SUS vem sendo cada vez mais discutida. Pasquim (2010) destaca que tais circunstâncias podem ser observadas em algumas políticas de Estado como, por exemplo, a PNPS de 2006 e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família de 2008. Ainda segundo o autor, “esses, entre outros, contribuíram para uma crescente expectativa de inclusão do professor de educação física no SUS, deixando em evidência a necessidade de pensar a formação em saúde” (PASQUIM, 2010, p. 195). Tendo em vista o processo de inserção destes profissionais em serviços de saúde, a necessidade de conhecimento sobre o SUS e o reconhecimento das possíveis funções que possam desempenhar junto ao SUS, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal compreender quais são os saberes mobilizados pelos profissionais de Educação Física que trabalham nas Academias da Saúde para atenderem as demandas de cuidado das comunidades que compõem estes espaços. De forma específica, busca-se também identificar como e em que momento os saberes são mobilizados e como podem ser articulados com o trabalho da Educação Física em outros serviços de saúde no âmbito da atenção básica. Este projeto se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e descritiva que se valerá de entrevistas online semiestruturadas com profissionais de Educação Física inseridos no programa Academia da Saúde em nível nacional para a coleta de dados. As entrevistas serão analisadas a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009; MINAYO, 2007), com o emprego da técnica de análise de conteúdo temática. Esta pesquisa pretende contribuir com informações que auxiliem os profissionais de Educação Física a compreender a realidade de alguns serviços de saúde, em especial as Academias da Saúde, e desta forma possam constituir ferramentas para a atuação nestes espaços.

Palavras-chave


Academia da Saúde; Educação Física; Formação em Saúde.

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 2009.

BUENO, Alessandra Xavier. Entre o fazer e o registrar da Educação Física no NASF: a relação conflitante entre a Classificação Brasileira de Ocupações e os procedimentos possíveis de registro pelo Profissional de Educação Física. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.

PASQUIM, Heitor Martins. A saúde coletiva nos cursos de graduação em Educação Física. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 193-200, 2010.