Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CINE NA RUA
Ana Cecilia Demarqui Machado, Adriane Cristina Gil Wassouf, Henrique Vieira Pereira

Resumo


O projeto Cine na Rua iniciou em 2012, através do Núcleo de Prevenção à Violência e Agravos Não Transmissiveis da Secretaria de Saúde de Ladário - MS, com o objetivo de trabalhar a prevenção à violência e a cultura de paz através da exibição de filmes infantis, fortalecendo assim o vinculo entre as ESFs e a comunidade. As sessões são realizadas em frente às ESFs. O município de Ladário está localizado na região oeste do estado de Mato Grosso do Sul, no coração do Pantanal sul-mato-grossense, tendo como município vizinho a cidade de Corumbá. Ladário, possui uma área territorial de 340.765 Km², apresentando uma densidade demográfica de 57,57 hab/Km², com população estimada de 19.617 habitantes (IBGE; Censo 2010) No ano de 2011, o município de Ladário-MS registrou 48 notificações de suspeita de violência que foram incluídas no SISVAN e em 2012 com as ações e iniciativas do Núcleo, como o Cine na Rua, foram registrados 174 notificações de violência. Portanto, o Núcleo de Prevenção deixou de apenas registrar e encaminhar os casos de suspeita de violência e passou a promover a saúde integrada ao ambiente e à sociedade na qual está inserida, promovendo saúde para a população se faz a melhor das prevenções (FERRAZ, 1994) O desenvolvimento das ações no território, como o Cine na Rua, pode provocar o desenvolvimento das capacidades que se encontra em destaque como estratégia a ser utilizada para reduzir a vulnerabilidade das pessoas em relação a todas as formas de violência, aprimorando os mecanismos de efetivação dos seus direitos (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2005). Desta forma, apresenta como resultados a aproximação de familiares nas Estratégias de Saúde da Família, promovendo momentos de descontração entre profissionais e usuários e a promoção da cultura de paz. .

Palavras-chave


LAZER; PREVENÇÃO; TERRITÓRIO

Referências


FERRAZ,S.T. Base conceituais de promoção de saúde. Brasília: OPS, 1994. Mimiografado.

GUTIERREZ, M.Perfil descriptivo-situcional del sector de la promoción y educación en salud: Colombia. In ARROYO,H.V.; CERQUEIRA, M.R. (Eds). La promocíon en saludy la educacion para la salud en América Latina: analisis sectorial. Porto Rico: Editorial de la Universidad de Puerto Rico, 1997.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em:<http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=500190&search=mato-grosso-do-sul|bataguassu>acesso em: 18 nov, 2013.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Uma leitura das Nações Unidas sobre os desafios e potencialidades do Brasil: avaliação conjunta do país, UNCT Brazil: ONU, 2005. Disponível em :<http://www.onubrasil.org.br/doc/ccabrasil2005_por.pdf>Acesso em:18 nov, 2013.