Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
OFICINA VIVENCIAL PARA A MOSTRA A SAÚDE COM ARTE: “CUIDANDO DE SI COM ARTE: UMA EXPERIÊNCIA COM TERAPIA EXPRESSIVA”
Anna Alice Amorim Mendes, Denise Vianna, Lenita Lorena Claro, Vanessa Stelet Rocha, Jéssica Seidl Pincer

Resumo


Clientela: 30 pessoas, preferencialmente profissionais ou estudantes das diversas áreas da saúde. Objetivo: oferecer a profissionais e estudantes da área de saúde uma vivência com terapia expressiva, como um instrumento de autoconhecimento e ressignificação dos processos de doença e cura. Referencial teórico: o trabalho está baseado em três eixos conceituais: o cuidado de si, segundo as concepções gregas predominantes nos séculos I e II (Foucault, 2004), a emancipação do sujeito (Rancière, 2007; Freire, 1996) e a interdisciplinaridade. A metodologia da terapia expressiva está baseada na psicologia analítica desenvolvida por C. G. Jung (1985). ‘Terapia expressiva’ foi a denominação escolhida pela autora do programa TECI-HUAP, da Universidade Federal Fluminense, em substituição ao nome ‘arteterapia’, para designar o conjunto de procedimentos que utiliza materiais e técnicas diversos para intermediar a expressão de conteúdos psíquicos, com finalidades terapêuticas. Constitui um processo de mão dupla: da psique ao suporte, expressão; do suporte à psique, terapia (Vianna et al, 2012; 2013). Desenvolvimento: uma oficina de terapia expressiva, com duração variável (propomos duração de 3 a 4 horas), inclui os seguintes momentos: - acolhimento dos participantes e introdução do tema, - apresentação de uma história (conto de fadas, mitologia, crônica, fábula ou outra) - indução de uma reflexão (exercício de imaginação ativa, ou colocação de questões) - expressão de pensamentos, sentimentos e sensações num suporte material (papel, tecido, argila, tela, instrumentos musicais, o próprio corpo...), com técnicas diversas (desenho, pintura, colagem, confecção de objetos tridimensionais, canto, dança) - partilha da experiência – quando o participante, ao fazer seu relato, tem a oportunidade de reler o que foi expresso, obtendo insights e trazendo à consciência novos sentidos e significados. - integração/ celebração – geralmente incluindo canto/ dança. Instalações necessárias: - uma sala ampla e ventilada, - aparelho de som que receba CD e USB, - água para todos os participantes, - cadeiras para todos os participantes, dispostas em círculo amplo, com espaço vazio de pelo menos três metros de diâmetro no centro para a acomodação do material, - uma ou duas mesas de apoio (para organização do material a ser oferecido nas diversas etapas da oficina). Recursos materiais: Os materiais a serem utilizados no trabalho expressivo serão oferecidos pelo Programa, e foram adquiridos com recursos do edital PROEXT, que têm premiado o programa já há três anos consecutivos. Anna Alice Amorim Mendes.

Palavras-chave


cuidado de si; terapia expressiva; arteterapia

Referências


FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

JUNG, Carl Gustav. A Estrutura da psique. Obras Completas VIII. Petrópolis: Vozes, 1985.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

VIANNA, Denise et al. Terapia Expressiva: veículo de cuidado integral num hospital universitário. Cadernos de Naturologia e terapias complementares, Universidade do Sul de Santa Catarina, v. 1, n. 1, p. 101-106, 2012.

VIANNA, Denise et al. Infusion of Life: patient perceptions of expressive therapy during chemotherapy sessions. European Journal of Cancer Care, DOI: 10.1111/ecc. 12041, v. 22, p. 377-388, 2013.