Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE GESTORES, UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA GESTÃO REGIONALIZADA DO SUS NO AMAZONAS
Claudio de Oliveira Peixoto

Resumo


Caracterização do problema: O modelo vigente de formação de recursos humanos na saúde tem sido questionado em face das transformações da sociedade atual, onde a transmissão conhecimento é rápida e as verdades mudam freqüentemente. Neste sentido, constitui-se um desafio a implementação de uma política de formação de recursos, pois esta implica numa mudança metodológica no processo de formação. Essa metodologia tradicional, fragmentada, compartimentalizada, dissociada da realidade já não atende as necessidades do serviço, pois assume aspectos da “concepção bancária de educação”, reproduzindo aspectos de exclusão, onde o aluno assume papel passivo e são desconsideradas a experiência e a prática dos profissionais em saúde. Descrição da experiência: Na busca por alternativas que atendessem as necessidades de educação em saúde dos profissionais da saúde no estado do Amazonas, e em decorrência da necessidade de preparação dos gestores para o processo de regionalização, cria-se o Programa de Educação Permanente em Gestão Regionalizada do Sistema Único de Saúde (SUS) Amazonas, uma parceria entre SUSAM, Fiocruz Amazônia, UFRGS e Cosems que propôs uma formação embasada nos princípios da Educação Permanente e nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Caracterizou-se pela construção coletiva do conhecimento, com ênfase na produção de saberes sobre as políticas de saúde, a educação permanente como estratégia a ser utilizada no processo de regionalização além da gestão estadual de saúde. Destaca-se neste processo o uso metodologias ativas, pois privilegiaram a problematização na construção do itinerário formativo de tutores e alunos, bem como a diversidade na utilização de ferramentas e ações voltadas para as novas práticas em saúde. Efeitos alcançados: Os alunos nas rodas de conversa, nas dinâmicas, elaborando e validando textos, construindo critérios de avaliação e de participação social por meio da ação-reflexão-ação foram conduzindo as mudanças no paradigma docente-educando. Dessa forma a utilização de metodologias ativas contribuiu para o desenvolvimento de práticas educativas que resultaram em aprendizagem significativa no processo de formação dos gestores.

Palavras-chave


Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem; Gestão em Saúde; Sistema Único de Saúde

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