Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
GESTÃO DA PRODUÇÃO DO CUIDADO NA ATENÇÃO BÁSICA
Monica Oliveira Rios, Maria Angela Alves Nascimento

Resumo


Introdução: A produção do cuidado é concebida como trabalho em saúde, que gera bens ou produtos imateriais, como exemplo, a satisfação das necessidades reais, somando a produção de atos técnicos (procedimentos) à produção de sensações do cuidado. A gestão das ações e os serviços de saúde deve integrar uma rede regionalizada e integrada, a fim de proporcionar resolubilidade às necessidades de atenção dos usuários, baseada na sua complexidade, e considerando uma atenção integral em um fluxo ordenado. Objetivo: Analisar a gestão da produção do cuidado na atenção básica frente aos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) na tentativa de proporcionar resolubilidade às demandas de atenção à saúde. Metodologia: Caracterizado como um estudo teórico; foram analisadas as produções cientificas de 1981 a 2012 relativas às fontes de base Scielo, medline, google acadêmico e lilacs; das revistas (Ciência & Saúde Coletiva, revista de Saúde Pública). Resultados: As tecnologias da gestão da produção do cuidado devem garantir condições democráticas de inter-relações dos diversos conhecimentos, tais como Epidemiologia, Ciências Biomédicas, e as Ciências Humanas e Políticas, no sentido de contribuir para construção de conceitos e estratégias assistenciais fortalecidas e eficazes de enfrentamento dos problemas prioritários da saúde da população. Para tanto as práticas em saúde devem ser definidas pelo território das necessidades e pelas demandas apresentadas pelos respectivos usuários, objetivo da regionalização do serviço, e não pela adoção de programas verticalizados, que a maioria das vezes não atende as necessidades de saúde dos usuários. Conclusões: No mais verificamos que a gestão da produção do cuidado deverá de fato apresentar uma postura de ações e serviços, que não apenas delibere de procedimentos e consultas, mas que desenvolva práticas interdisciplinares que fortaleçam a integralidade, em busca do vinculo, responsabilização e autonomia nas relações usuário – trabalhadores de saúde, conduzindo assim a resolubilidade das demandas de saúde. A democratização do processo de trabalho na organização dos serviços de saúde, com a participação dos usuários e dos diferentes profissionais nas decisões sobre a gestão da produção cuidado deverá compor um grande passo a ser dado pela atenção básica em saúde no SUS.

Palavras-chave


GESTÃO, PRODUÇÃO DO CUIDADO, ATENÇÃO BÁSICA

Referências


ASSIS, M. M. A.; NASCIMENTO, M. A. A.; FRANCO, T. B.; JORGE, M. S. B. Produção do cuidado no Programa de Saúde da Família: olhares analisadores em diferentes cenários. Salvador. EDUFBA, 2010.

CECCIM, R; FERLA, A. A. Linha de cuidado: a imagem da mandala na gestão em rede de práticas cuidadoras para uma outra educação dos profissionais de saúde. PINHEIRO, R. P; MATTOS, R. A. Gestão em Redes: práticas de avaliação, formação e participação na saúde. Rio de Janeiro: CEPESC, 2006.

PINHEIRO, R; MATTOS, R. A. Implicações da integralidade na gestão da saúde. In: PINHEIRO, R; MATTOS, R. A. Gestão em redes: práticas de avaliação, formação e participação em saúde. Rio de Janeiro: CEPESC, 2006.