Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A INDISPENSÁVEL PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE A FAMILIARES DE USUÁRIOS COM SEQUELAS NEUROLÓGICAS
Denise Finger, Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt, Alexander Garcia Parker

Resumo


Introdução: As sequelas decorrentes de um comprometimento neurológico podem afetar a vida pessoal do usuário, assim como a vida das pessoas de sua convivência. Neste sentido, a responsabilidade do enfermeiro vai muito além do exame neurológico e do cuidado direto, mas abrange toda a família, sendo personagem indispensável no acompanhamento e orientação dos familiares, que normalmente assumem o papel de cuidadores. Objetivo: Refletir sobre as práticas de educação em saúde desenvolvidas junto aos familiares de usuários com sequelas neurológicas. Metodologia: trata-se de uma reflexão inserida em atividade acadêmica, denominada como portfólio, pertencente ao componente curricular Fundamentos para o Cuidado Profissional I, do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, no segundo semestre de 2013. Resultados: A comunicação e a criação de vínculos dos profissionais da saúde com a família do usuário com sequelas neurológicas é essencial. Todavia, alguns estudos apontam para falhas nesta comunicação, o que prejudica a continuidade da assistência devido à falta de informações e esclarecimentos aos familiares sobre os cuidados necessários, principalmente na assistência domiciliar e no acompanhamento do cuidador. Neste sentido, em estudo desenvolvido por Souza, Maniva e Freitas (2013), se evidencia, através de relatos dos próprios cuidadores, a falta de orientações durante a internação sobre a doença, sendo que o conhecimento superficial era proveniente de situações vivenciadas no cotidiano com estes usuários. Machado, Jorge, Freitas (2009) reforçam este aspecto, em pesquisa que aponta que as dificuldades relatadas pelos cuidadores refletem o grande déficit de orientação das famílias, principalmente no momento em que o usuário recebe alta hospitalar. Conclusão: A atenção à saúde a partir das concepções de nosso Sistema Único de Saúde (SUS) implica entre outros princípios em se estabelecer um cuidado integral e humanizado, dessa forma, dispensar atenção ao familiar de um usuário com sequelas neurológicas e que devido a isso assume o papel de cuidador do mesmo, passa a ser postura indispensável do profissional da saúde, visando assim, concretizar a ampliação do conceito de saúde, o qual, tanto se busca na atualidade evidenciar a sua prática, e que nada mais é do que um direito dos usuários e seus familiares.

Palavras-chave


educação; família; comprometimento neurológico

Referências


GOMES, Wallace Dorneles; RESCK, Zélia Marilda Rodrigues.A percepção dos cuidadores domiciliares no cuidado a clientes com sequelas neurológicas. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 4, p. 496-501, 2009. Disponível em :< http://www.facenf.uerj.br/v17n4/v17n4a07.pdf>. Acesso em 31 out. 2013.

 

MACHADO, Ana Larissa Gomes; JORGE, Maria Salete Bessa; FREITAS, Consuelo Helena Aires. A vivência do cuidador familiar de vítima de Acidente Vascular Encefálico: uma abordagem interacionista. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 62, n. 2, p. 246-51, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n2/a12v62n2.pdf>. Acesso em 29 out. 2013.

 

MENEZES, José Nilson Rodrigues de Menezes et.al. Repercussões psicossociais do acidente vascular cerebral no contexto da família de baixa renda. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 23, n. 4, p. 343-348, 2010. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CDIQFjAA&url=http%3A%2F%2Fojs.unifor.br%2Findex.php%2FRBPS%2Farticle%2Fdownload%2F2036%2F2330&ei=uo55UsTWNYmokQfps4HgCw&usg=AFQjCNEW8GkClm6U6kSyIbLyYneZRO9AIQ&sig2=swsl2pv1EiW89kaJj6dqDA>. Acesso em: 31 out. 2013.

 

REMIJO, Kátia Pontes; FONSECA, Ligia Fahl.Cuidado perioperatório em pacientes submetidos a cirurgia neurológica: perspectiva do cuidador familiar. Revista Ciência, Cuidado e Saúde. v.11, n.3, 2012. p.463-47. Disponível em: <http://eduem.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/20257/pdf>. Acesso em: 29 out. 2013.

 

SOUZA, Natália Pimentel Gomes; MANIVA, SamiaJardelle Costa de Freitas;

FREITAS, Consuelo Helena Aires. O conhecimento de acompanhantes/cuidadores de vitimados por acidente vascular cerebral no contexto hospitalar.Revista de Enfermagem UERJ: Rio de Janeiro, v.21, n.1, 2013. p. 101-5. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/6389>. Acesso em: 29 out. 2013