Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PRÁTICA DE SHANTALA EM UMA COMUNIDADE DE FORTALEZA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Priscila França de Araújo, Iranildo Lopes de Oliveira, Antonio Uelton de Araujo Silva, Jozeane Azevedo Soares, Tassianny Ferreira Nobre, Monalisa Abrante Mariano Costa, Olga Brito Barbosa Feliciano, Ana Maria Fontenelle Catrib

Resumo


A Shantala é uma prática harmoniosa, simples e amorosa aonde existe contato e troca de olhares entre mães e bebês. Essa técnica possui uma sequencia de direção, realizada diariamente, a partir do primeiro mês de vida do bebê, aumentando o vinculo afetivo entre a mãe e o bebê. Seus objetivos vão além de uma massagem infantil ou de uma caracterização de uma arte tradicional, mas sim, uma arte de transmissão de amor, ternura, permitindo o despertar e relembrar o mundo vivenciado pelo bebê intra-útero. Trata se um estudo descritivo exploratório do tipo relato de experiência, realizado com dez mães, que tinham bebês na faixa etária de um a quatro meses, para participar de uma atividade de educação em saúde, durante o estágio supervisionado I das Faculdades Nordeste, foi realizada no dia 13 de novembro de 2013, no Centro Comunitário do Vicente Pinzon, Fortaleza - CE. Foram respeitados todos os aspectos éticos, conforme estabelece o Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde, de acordo com a Resolução nº466/12. Objetivou relatar a experiência da Shantala, para as mães e bebês como meio de integração entre o binômio mãe - filho. A princípio os bebês estavam parcialmente inquietos, afinal, estavam vivenciando algo novo, mas ao final da sessão de Shantala, os bebês ficaram quietos, relaxados e outros dormiram. As mães se demonstraram surpresas, pois ficou provado a eficácia do procedimento para acalma-los e como mais uma forma de transmissão de carinho e afeto entre mãe e filho. Ressalta-se ainda a importância de realizarmos tal prática na comunidade e de enfatizar que a aceitação, por essas mães, foi positiva. Ao final da atividade percebemos relatos e agradecimentos acerca da prática e, concomitantemente, várias mães afirmavam que iriam continuar aplicando a Shantala em suas residências. Com isso, percebemos que o intuito da prática foi alcançado, uma vez que tivemos um feedback positivo. Durante a aplicação da técnica de Shantala, ficou nítida a aceitação, por parte das mães, e ao mesmo tempo percebemos o quanto foi proveitoso à prática, pois percebemos que várias mães demostraram interesse e referiram continuar realizando a prática em seus lares, pois puderam comprovar seus benefícios tranquilizantes e relaxantes para os bebês, melhorando assim a integração e a qualidade de vida de ambos.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Relações mãe-filho; Educação em saúde

Referências


PEREIRA, FO. Da comunicação pré-natal à massagem para bebês. Rio de Janeiro: Enelivros, 1996.

VARGAS, A; PEREIRA, PF. Importância e benefícios do toque através da  Shantala: Acompanhamento de Caso. EFDepartescom  Revista Digital. Bueno Aires. Ano 18,nº184,2013.