Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPERIÊNCIAS DO VER-SUS ATRAVÉS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (UNISC)"
Karini da Rosa, Bruna Rocha de Araújo, Carine Guterres Cardoso, Teresinha Eduardes Klafke, Caroline da Rosa Couto, Jessica Natália Canello, Patricia Ana Muller, Sharyel Barbosa Toebe, Ana Cristina Weber Bavaresco

Resumo


O projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) foi criado em 2001 na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, através do movimento estudantil, que sentia necessidade de um estágio de vivência que colocasse estudantes de graduação em contato com a realidade da saúde da população e do funcionamento do SUS. Em 2002, estudantes que estiveram envolvidos com a proposta do VER-SUS criaram, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC).  Na UNISC, desde então, ouveram as seguintes edições do VER-SUS: VER-SUS/Brasil em 2004, projeto financiado pelo Ministério da Saúde como estratégia de Educação Permanente em Saúde (EPS);  VER-SUS/Extensão, nos anos de 2007 e 2008; VER-SUS/UNISC, em 2010, o projeto teve continuidade mesmo sem financiamento externo, sendo organizado pelos estudantes do GETESC em parceria com a UNISC, Diretório Central dos Estudantes, gestão municipal e regional de saúde, entre outros; VER-SUS/CIES 13, em  2011, com financiamento da verba de EPS da Comissão de Integração Ensino-Serviço da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde/RS (CIES 13). O GETESC também esteve envolvido, no decorrer do ano de 2011, na rearticulação do projeto VER-SUS no RS, através de encontros de estudantes, representantes de universidades, serviços e associações. O processo de fortalecimento do VER-SUS como estratégia de formação para o SUS, está ligado a rearticulação do movimento estudantil com a fundação e reformulação de diversos coletivos. Esta articulação do movimento estudantil e o VER-SUS tem relação a organização do próprio projeto em que é imprescindível desejo, participação e articulação entre diversos atores do cenário da formação em saúde. Hoje, avaliamos que há um fortalecimento mútuo entre VER-SUS e movimento estudantil, através de bandeiras comum de luta, como a formação em saúde orientada pelos princípios do sistema de saúde do país, bem como o direito a saúde de qualidade da população.  Com esse processo de rearticulação do movimento estudantil, em 2012 e 2013, ao lado outros coletivos o GETESC realizou duas edições do VER-SUS/BRASIL CIES 13, podendo novamente contar com financiamento do MS, a partir da luta do movimento estudantil e do controle social. Essa aposta no VER-SUS explica-se pela sua capacidade de intervir sobre a formação em saúde, através da participação dos estudantes de graduação em uma vivência que propõe o conhecimento dos serviços do SUS, próprios e conveniados, instâncias do controle social, instituições e organizações sociais. Além de seu caráter de vivência o projeto se propõe a desenvolver a análise crítica sobre a realidade, a autonomia, a habilidade do trabalho em grupo/equipe e a articulação entre a teoria e o trabalho real em saúde.

Palavras-chave


VER-SUS; movimento estudantil