Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DOS SUBGRUPOS DO PET- REDE DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL, PRIORIZANDO A DINÂMICA DE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
Marjana Fischer Maboni, Altamir Trevisan Dutra, Diego Pozzer, Ana Carolina Duering, Ana Santos, Joana Boschetti, Ana Lúcia Dreher, Taine Cibulski, Pedro Favero, Gabriela Lara, Daniela Tizziane, Luana Zanella, Luciana de Azevedo, Aline Lucca, Debora Schimitz

Resumo


Este relato trata da forma de organização dos grupos empregada pelo Subprojeto Rede de Cuidado em Saúde Mental, integrante da Proposta da Universidade Comunitária da Região de Chapecó em conjunto com a Secretaria Municipal e Regional de Saúde e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. O grupo do subprojeto é constituído por estudantes bolsistas da área da saúde, além da psicologia e biologia, preceptores, entre eles, psicólogos, enfermeiros e odontólogo e um tutor da educação física, logo o grupo é uma equipe multiprofissional e interinstitucional, enfrentando o problema de conseguir conciliar as agendas e as demandas necessárias para efetivação das ações. Para soluções de tal, o grupo realizava encontros cruciais quinzenalmente aos sábados, para a explanação das agendas e das possibilidades de outros encontros para demais atividades. A partir desses, se estipulou a forma de organização, na qual o grupo foi dividido em quatro subgrupos, os quais foram compostos por acadêmicos, preferencialmente, de cursos diferentes, para manter o perfil multiprofissional, e preceptores. Também se realizou uma carga horaria quinzenal, sendo os locais de encontros nos CAPS, em um CSF e na universidade, a fim de otimizar o tempo e já manter contato com os ambientes que viriam a fazer parte das atividades posteriores. Com essa dinâmica, muitos efeitos foram alcançados, uma vez que ao nos dividirmos, as metas do projeto foram cumpridas eficientemente e ao mesmo tempo em que se cumpria carga horaria e se conhecia a legislação da saúde mental, se vivenciava a realidade do local e avaliava o seu funcionamento. Desse modo, o grupo vivenciou o PET como se estivesse em um serviço de saúde pública, composto por uma equipe multiprofissional, em que se enfrentam dificuldades de entendimento e de horários, mas que quando feito de modo organizado podem funcionar de modo eficaz, logo a forma de organização buscou constituir uma rede de saúde mental que promovesse a interação de serviço-comunidade-ensino. Assim, podemos recomendar que se tenham cuidados para organizar os grupos, afim de que eles apresentem diversidade permitindo que todos possam ter condições para tomada de decisão e que se priorize sempre equipes multiprofissionais.

Palavras-chave


saúde mental; equipe multiprofissional; educação;