Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DO PCATOOL-BRASIL VERSÃO PROFISSIONAL PARA AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS
Antonio Henrique Vasconcellos da Rosa, Suzana Maria da Silva Ventura, Marcela Neves de Torres Seixas, Amanda da Silva Marques Ferreira, Luciana Barbosa Leal, Diego Souza Ferreira

Resumo


No Brasil, a Estratégia Saúde da Família (ESF) foi definida como estratégia para reorganização do modelo assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2006). A avaliação de uma estratégia de magnitude da ESF é uma tarefa que exige a participação de diversas instituições e profissionais em um esforço coletivo contínuo e perseverante. Devido à amplitude própria da Atenção Primária à Saúde (APS), uma proposta específica de avaliação costuma se restringir a uma de suas tantas perspectivas. Este estudo teve o objetivo de utilizar o PCATool-BRASIL versão para profissionais para avaliar os serviços de saúde prestado nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família de Teresópolis. Para melhor atender os objetivos propostos adotamos o método qualitativo seguindo os critérios estabelecidos pelo documento de avaliação do Ministério da saúde PCATOOL-Brasil. Conclui-se que os resultados apresentados neste estudo trazem importantes implicações para os serviços avaliados e também para as políticas públicas de atenção à saúde no município de Teresópolis. Todos os serviços possuem, na experiência dos profissionais, atributos que precisam ser melhorados. Por exemplo, o "acesso de primeiro contato" recebeu os menores escores em todos os serviços, de maneira que investir na estrutura e no processo de atenção relativo a esse atributo deve ser, conforme a experiência dos profissionais, prioridade para a qualificação da APS no município.

Palavras-chave


Estratégia de Saúde da Família, Avaliação, profissional de saúde.

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde Secretaria de Atenção a Saúde Departamento de Atenção Básica, Manual Instrutivo Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Brasília 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde, Política Nacional de Informação e Informática em Saúde. Brasília. Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: [http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/ APRESENTACAO/PoliticaInformacaoSaude 29_03_2004.pdf]. Acesso em 6 novembro 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 648, 28 de março de 2006. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 mar. 2006.

 

BRASIL Ministério da Saúde. Presidência da Republica Casa Civil Subchefia para assuntos Jurídicos  Lei Nº 8080 de 19 de Setembro de 1990. Acesso em 10/09/2013.

 


CAMPBELL, S. M.; ROLAND, M. O.; BUETOW, S. A. Defining quality of care. Social Science & Medicine, England, v. 51, n. 11, p. 1611-1625, 2000. DEVELLIS, R. F. Scale development: theory and applications. Newbury Park: SAGE Publications; 1991.

CAMPOS MRM, MATTA GC. A construção social da família: elementos para o trabalho na atenção básica. In: Morosini MVGC, Corbo ADA, organizadores. Modelos de atenção e a saúde da família. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz; 2007. p. 107-150.

 

DONABEDIAN, A. Evaluating the quality of medical care, 1966. The Milbank quarterly, United tates, v. 83, n. 4, p. 691-729, 2005.

 

DUNCAN, B. B. et al. Quality and effectiveness of different approaches to primary care delivery in Brazil. BMC Health Services Research, London, v. 6, n. 156, p. 1-13, Dec. 2000.