Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ASPECTOS DO PACIENTE OBESO E COM QUEIMADURAS POR ETANOL EM TRATAMENTO NO HOSPITAL SANTA CASA DE CAMPO GRANDE – MS: RELATO DE CASO
Tatiane Mayumi Ferreira Outa

Resumo


A obesidade é considerada pela OMS (BRASIL, 2002) como um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo devido, principalmente, às suas graves consequências biopsicossociais, não é uma desordem singular, e sim um grupo heterogêneo de condições com múltiplas causas que em última análise resultam no fenótipo de obesidade e podem ser atenuados ou exacerbados por fatores não-genéticos, como o ambiente externo e interações psicossociais que atuam sobre mediadores fisiológicos de gasto e consumo energético (JEBB, 1997), tendo como decorrência principal, o estilo de vida urbano, marcado pelo sedentarismo da população nas últimas décadas. A pele atua protegendo a integridade física e bioquímica do corpo, mantém a temperatura corpórea constante e fornece informações sensoriais sobre o ambiente circundante. Quanto à manutenção da integridade bioquímica, a pele também conta com a excreção das glândulas sudoríparas produtoras de suor, o qual contém cloretos. Já as informações sensoriais ocorrem através de terminações nervosas que informam ao cérebro sobre alterações de temperatura, toque, pressão, traumas e dor (GUYTON, 1998; SPENCE, 1991). A pessoa obesa possui uma maior área de exposição, o que aumenta sua área de contato no caso de acidentes de uma forma geral, mas principalmente, os incidentes envolvendo abrasão da pele, as queimaduras. A queimadura caracteriza-se pela ação direta ou indireta do calor sobre o corpo humano devido o contato com chamas, líquido aquecido, frio extremo, substância química e radiação e são classificadas de acordo com a profundidade em queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau (SERRA; GOMES; CRISOSTOMO, 2006). Estima-se que no Brasil ocorrem em torno de 10.000.000 de acidentes por queimaduras ao ano, sendo que 100.000 pacientes procuraram atendimento hospitalar e, destes, cerca de 2.500 pacientes vão a óbito, direta ou indiretamente de suas lesões (GOMES, 2001). A reabilitação pós-queimadura caracteriza-se pela recuperação das funções, aparência e retomada das atividades diárias; a visibilidade das cicatrizes é um dos fatores que dificulta o paciente a aceitar sua nova condição. O presente trabalho tem por objetivo relatar o caso de um paciente obeso mórbido vítima de queimadura, internado no Hospital Santa Casa de Campo Grande, analisando a evolução do tratamento desde o acidente até as dificuldades nos cuidados prestados a este dentro de protocolos já existentes.

Palavras-chave


OBESIDADE; QUEIMADURA; SANTA CASA DE CAMPO GRANDE-MS.

Referências


-BRASIL, 2002. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portal da Saúde. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br. Acesso em: 15 de novembro de 2013, às 18:30hs. -Gomes DR. Conceitos de queimaduras no Brasil. In: GOMES, Dino Roberto.; SERRA, Maria Cristina do Valle Freitas; GUIMARÃES JR, Luiz Macieira. Condutas atuais em queimaduras. Rio de Janeiro: Revinter, 2001. p.1. -Gomes DR, Serra MCVF. Conhecendo o paciente queimado. In: GOMES, Dino Roberto.; SERRA, Maria Cristina do Valle Freitas.; GUIMARÃES JR, Luiz Macieira. Condutas atuais em queimaduras. Rio de Janeiro: Revinter, 2001. p.5-6. -Gomes DR. Fisipatologia. In: GUIMARÃES JR, Luiz Macieira. Queimaduras Tratamento Clínico e Cirúrgico. Rio de Janeiro: Rubio, 2006. p.19-24. -Guyton AC, Hall JE. Energia, metabolismo e regulação da temperatura corporal. Fisiologia humana e mecanismo das doenças. 6. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. p.511-520.