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ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA ÁREA DA SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho discute a experiência de um componente da atividade pedagógica Iniciação à Educação Politécnica em Saúde (IEP), que compõe o currículo dos alunos de ensino médio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz), que juntamente com as disciplinas curriculares da formação geral, também cursam uma habilitação técnica na área da saúde. Esta formação ocorre no primeiro ano do curso técnico, sendo que o IEP busca romper com o dualismo e fragmentação do ensino médio, oferecendo aos alunos uma formação integral que possibilite o conhecimento sobre as técnicas de desenvolvimento de uma determinada atividade, mas também as teorias e conceitos fundamentais para a compreensão da sociedade e transformação da realidade. I. Descrição da Experiência O IEP é constituído por quatro eixos estruturantes (Política, Saúde, Ciência e Trabalho). Traremos aqui a experiência de docência e coordenação do eixo trabalho em quatro anos, abordando alguns aspectos dessa trajetória e a discussão sobre o trabalho como principio organizativo da sociedade e para experiência educacional em questão. II. Efeitos Alcançados: A proposta curricular é organizada e desenvolvida por docentes da escola politécnica com diferentes áreas de formação. Os conteúdos são propostos e discutidos em equipe e reavaliado a cada ano diante das demandas e necessidades dos alunos e docentes. Assim, temas como o trabalho em nossa sociedade, organização do trabalho em saúde, trabalho em saúde e participação social e saúde do trabalhador são enfocados na disciplina. As aulas são ministradas buscando relacionar os temas a realidade dos alunos por meio de processos pedagógicos dinâmicos e criativos que buscam construir de maneira compartilhada novas concepções sobre o trabalho na sociedade e novas formas de ensino para alunos que cursam o ensino médio. III. Recomendações A experiência de docência e coordenação do eixo trabalho me possibilitou discutir e debater com os alunos importantes questões sobre o conceito de trabalho e as modificações advindas com as novas tecnologias e reorganização dos processos de trabalho. O ensino sobre o trabalho e a perspectiva de problematizar uma formação profissional acrítica tem se constituído em uma experiência importante na construção da cidadania e na formação de jovens que irão ingressar no mercado de trabalho com uma nova visão sobre a sociedade.
Palavras-chave
Formação Técnica; Trabalho; Saúde