Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELAS CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA FISIOTERAPIA EM AÇÃO NA ESCOLA
Fabia Azambuja P. Salviano, Anairtes Martins de Melo, Vega Vitoria Maciel Lopes, Heraldo Simões Ferreira

Resumo


O programa Fisioterapia em Ação na Escola foi iniciado em setembro de 2009, sob a coordenação da preceptora do Estágio Clínico e Ambulatorial em Fisioterapia de uma Instituição Particular de Ensino Superior em Fortaleza, Ceará, onde os alunos realizam avaliação postural, ministram oficinas educativas e orientações às crianças quanto à importância da postura apropriada e da prevenção por meio de alongamentos a fim de prevenir alterações posturais. A pesquisa teve como objetivo registrar os significados atribuídos pelas crianças ao Programa Fisioterapia em Ação na Escola. O estudo de caso apresentou abordagem qualitativa e foi realizado em escola municipal situada na cidade de Fortaleza (CE), bairro Conjunto Novo, no mês de outubro de 2012. Os participantes do estudo foram 50 alunos de nove a doze anos, gênero feminino e masculino, devidamente matriculado no quarto ano do ensino fundamental e que participaram do programa incluindo sete encontros. Os dados do estudo que compuseram os elementos qualitativos originaram-se de 50 redações realizadas pelas crianças, de acordo com suas percepções, após a exposição oral pela acadêmica em Fisioterapia responsável pelo programa. As análises das redações foram realizadas em dois momentos: primeiramente uma seleção, por uma professora de Português, de 20% dos produtos, ou seja, as dez redações que apresentaram coerência com o tema proposto, e em seguida foi realizada interpretação subjetivadas mesmas, buscando a visão do aluno quanto ao conteúdo ministrado. Os elementos textuais resultantes das escritas e registros foram transcritos, na íntegra em programa de computação da Microsoft Office Word Windows e posteriormente analisadas com respaldo de autores referenciados.Nas redações pode-se observar que os escolares perceberam a importância da postura correta. Em suas produções especificaram situações que favorecem a boa postura, a saber: sentar mantendo as costas retas e apoiadas no encosto, os pés devem estar no chão ou sobre um apoio; que ao se abaixar deve-se manter a coluna ereta e as pernas flexionadas; que ao carregar um peso devem-se evitar mochilas de um lado só do corpo; que ao usar a mochila devem-se ajustar as alças para que fiquem próximo ao corpo e nunca devem pesar mais do que 10% do peso do estudante. Por meio desse estudo foi possível analisar que as crianças perceberam a importância da intervenção fisioterapêutica e conseguiram entender como prevenir disfunções posturais.

Palavras-chave


Fisioterapia; Educação em Saúde; Postura

Referências