Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O COTIDIANO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Leyla Gabriela Verner Amaral, Natália Cássia Horta, Maria Elizabeth Oliveira Silva, Gisele Fráguas, Juliana Alves Viana, Elen Cristiane Gandra

Resumo


Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) vem adquirindo cada vez mais importância na atenção à saúde configurando-se como importante porta de entrada para o sistema. Como prática fundamental na APS, a Promoção à Saúde é uma estratégia de produção da saúde, materializada nesse nível de atenção. Neste sentido, a enfermagem é inerente neste processo, como parte fundamental do campo de conhecimento em saúde e no desenvolvimento de ações e práticas de promoção da saúde. Objetivo: Identificar os saberes e fazeres que orientam o trabalho de enfermagem para promoção da saúde e a inter-relação desses com a prática assistencial do enfermeiro. Metodologia: Trata-se de pesquisa qualitativa ancorada no referencial teórico metodológico da dialética. O cenário do estudo compreendeu três municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para as 24 entrevistas dirigidas a profissionais atuantes na gestão municipal ou distrital. As narrativas dos profissionais entrevistados foram submetidas à estratégia de análise de conteúdo, com a confluência dos dados empíricos e eixos de análise previamente definidos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG e da PUC Minas, conforme Resolução196/96. Resultados e discussão: Os resultados confirmam a premissa de que existe um fazer da enfermagem que sustenta as práticas de promoção da saúde sem, contudo, existir um saber correspondente que embasa essas práticas, não caracterizando uma prática reflexiva e transformadora da realidade. Entretanto, esse fazer se manifesta de modo pouco criativo, alicerçado em instruções normativas, culminando em ações mecanizadas, com baixo potencial cuidador, caracterizado por um cuidar robotizado e automatizado em práticas pouco acolhedoras e inovadoras. Alia-se a isso, o fato de que os profissionais têm entendimento superficial do conceito de Promoção da Saúde muitas vezes, reduzindo-o à prevenção de doenças e agravos instalados no corpo físico. Conclusão: A enfermagem tema capilaridade necessária para o desenvolvimento de ações cuidativas, atuando como agente motivador e articulador para a efetivação de práticas no campo da promoção da saúde. Contudo, a necessidade de reflexão sobre o conhecimento da enfermagem para a promoção da saúde, configura-se como o grande desafio revelado no estudo. Neste, evidencia-se a dificuldade dos profissionais em compreender e aplicar o conceito de promoção da saúde no seu cotidiano.

Palavras-chave


Enfermagem, Promoção da Saúde, Atenção Primária à Saúde

Referências


1.Chiesa AM. A Promoção da Saúde como eixo     estruturante do trabalho de enfermagem no Programa de Saúde da Família.     Nursing 2003; 64(6): 40-6. 2. Baratieri T, Marcon SS. Longitudinalidade no     trabalho do enfermeiro: identificando dificuldades e perspectivas de     transformação. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2012 Jul-Set;     21(3):549-57.     3.   Ávila LK. A promoção da saúde na organizaçãodas ações de enfermagem em             saúde da criança nomunicípio de São Paulo. São Paulo. Escola de Enfermagem           da USP.[Tese deDoutorado] 2009.