Tamanho da fonte:
A ASSISTÊNCIA A SAÚDE DA MULHER EM UNIDADES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICIPIO DE MACAÉ
Resumo
Introdução: As políticas de atenção à mulher defendem a ampliação do olhar sobre as práticas de saúde contemplando questões relacionadas tanto ao ciclo gravídico-puerperal quanto situações de saúde para além desse ciclo. As linhas de cuidado contemplam a mulher como um ser integral, visando evitar agravos em sua saúde. Assim, o cuidado da mulher deve ser valorizado de forma holística e interdisciplinar. Neste cenário, emerge o projeto proposto, inserido no PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE/ UFRJ - Campus Macaé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Macaé. Objetivo: desenvolver ações interdisciplinares na prevenção e promoção à saúde da mulher. Métodos: As atividades incluem cursos, seminários, treinamento em serviço e demais modalidades integrando o sistema de saúde, profissionais, mulheres da comunidade, docentes e discentes, na perspectiva interdisciplinar, contemplando a dialogicidade e participação ativa, aliando a perspectiva ampliada do conceito de saúde à cidadania. Os cenários são Estratégias de Saúde da Família do município de Macaé e os participantes são acadêmicos dos cursos de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia e Graduação em Medicina, além de enfermeiros e odontóloga como preceptores e uma fisioterapeuta como colaboradora. Resultados: Até o momento, os alunos foram inseridos no cotidiano das ESF, realizaram atividades diagnósticas da dinâmica da organização das unidades, demandas assistenciais das mulheres, estratégias de ação e gerenciamento pelos profissionais de saúde, características de infraestrutura das unidades, organização das informações em saúde, entre outros. Também participaram de consultas a mulheres portadoras de doenças crônicas, atenção pré-natal e ginecológica, visitas domiciliares, atividades de orientação em saúde, acompanhamento de mulheres com transtorno psíquico e outros. Conclusão: As vivências têm mostrado que as principais frentes que precisam ser fortalecidas na atenção à mulher são a sensibilização e o acolhimento para a importância do próprio cuidado em saúde, resultando na captação destas para o serviço. A mulher precisa de informação clara e precisa para estabelecer uma relação de confiança com a equipe, para que esta possa desenvolver um cuidado integral e de qualidade. A partir disso, estão sendo estruturados projetos para capacitação das equipes de saúde, além de palestras e oficinas para educação em saúde da população feminina.
Palavras-chave
Saúde da Mulher; Município de Macaé; Estratégia de Saúde da Família; Mulher na ESF
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. - Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa. Brasília. 2008. 192 p.
________________________. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 203 p.
________________________. Secretaria de Atenção à Saúde. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 156 p.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Assistência em Planejamento Familiar: Manual Técnico/Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher – 4a edição – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 178 p.