Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A ASSISTÊNCIA A SAÚDE DA MULHER EM UNIDADES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICIPIO DE MACAÉ
Raiane Fonseca Silva, Anna Caroline Grassini Machado, Juliana da Silva Gama, Júlia Serpa, Raphaela Aguiar Gomes Boechat, Thays de Oliveira Almeida, Patrícia Regina Affonso de Siqueira, Vivian Souza Corrêa, Danielle Fernandes da Silva Barreto Assis, Fabrizio do Carmo Pereira, Marlene Oliveira Silva

Resumo


Introdução: As políticas de atenção à mulher defendem a ampliação do olhar sobre as práticas de saúde contemplando questões relacionadas tanto ao ciclo gravídico-puerperal quanto situações de saúde para além desse ciclo. As linhas de cuidado contemplam a mulher como um ser integral, visando evitar agravos em sua saúde. Assim, o cuidado da mulher deve ser valorizado de forma holística e interdisciplinar. Neste cenário, emerge o projeto proposto, inserido no PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE/ UFRJ - Campus Macaé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Macaé. Objetivo: desenvolver ações interdisciplinares na prevenção e promoção à saúde da mulher. Métodos: As atividades incluem cursos, seminários, treinamento em serviço e demais modalidades integrando o sistema de saúde, profissionais, mulheres da comunidade, docentes e discentes, na perspectiva interdisciplinar, contemplando a dialogicidade e participação ativa, aliando a perspectiva ampliada do conceito de saúde à cidadania. Os cenários são Estratégias de Saúde da Família do município de Macaé e os participantes são acadêmicos dos cursos de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia e Graduação em Medicina, além de enfermeiros e odontóloga como preceptores e uma fisioterapeuta como colaboradora. Resultados: Até o momento, os alunos foram inseridos no cotidiano das ESF, realizaram atividades diagnósticas da dinâmica da organização das unidades, demandas assistenciais das mulheres, estratégias de ação e gerenciamento pelos profissionais de saúde, características de infraestrutura das unidades, organização das informações em saúde, entre outros. Também participaram de consultas a mulheres portadoras de doenças crônicas, atenção pré-natal e ginecológica, visitas domiciliares, atividades de orientação em saúde, acompanhamento de mulheres com transtorno psíquico e outros. Conclusão: As vivências têm mostrado que as principais frentes que precisam ser fortalecidas na atenção à mulher são a sensibilização e o acolhimento para a importância do próprio cuidado em saúde, resultando na captação destas para o serviço. A mulher precisa de informação clara e precisa para estabelecer uma relação de confiança com a equipe, para que esta possa desenvolver um cuidado integral e de qualidade. A partir disso, estão sendo estruturados projetos para capacitação das equipes de saúde, além de palestras e oficinas para educação em saúde da população feminina.

Palavras-chave


Saúde da Mulher; Município de Macaé; Estratégia de Saúde da Família; Mulher na ESF

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. - Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa. Brasília. 2008. 192 p.

________________________. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 203 p.

________________________. Secretaria de Atenção à Saúde. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 156 p.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Assistência em Planejamento Familiar: Manual Técnico/Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher – 4a edição – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 178 p.