Tamanho da fonte:
RECONHECENDO O TERRITÓRIO DO IAPC DO IRAJÁ: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL NO CURSO TÉCNICO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Resumo
O Diagnóstico Situacional, na área da saúde, é uma ferramenta utilizada para produzir conhecimento sobre um determinado território, fazendo um recorte temporal da realidade. As condições de saúde de uma população não podem ser apreendidas apenas por seus aspectos objetivo, assim, como primeira etapa de um programa de saúde comunitário, este diagnóstico deve possibilitar a compreensão dos diversos aspectos relacionados aos problemas, necessidades e recursos de saúde em uma comunidade na perspectiva dos diversos sujeitos que nela convivem fornecendo elementos para a construção de futuras ações do serviço de saúde. Assim, como componente do eixo “Modelos de Atenção à saúde” da segunda etapa do curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) foi proposto aos educandos que se organizassem em grupos, escolhessem uma micro área sob responsabilidade de um de seus componentes e realizassem um diagnóstico com o apoio de seu preceptor. Na experiência que descrevemos, optou-se por uma micro área situada no bairro IAPC do Irajá, localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, que faz parte da área de cobertura do Centro Municipal de Saúde Edma Valadão. A realização do diagnóstico situacional se dividiu em quatro etapas: planejamento do diagnóstico (definição de objetivos, dados a serem coletados e informantes-chave); trabalho de campo (realizado na unidade de saúde e território escolhido), análise e reflexão sobre as informações obtidas e elaboração de uma apresentação e um pequeno documentário (exibidos para e debatidos com os demais educandos do curso). Como resultados desta experiência podemos destacar o resgate e a valorização do processo histórico de conformação da comunidade, a possibilidade de construção de sentido para a produção de informações de qualidade pelos ACS, a partir da realização de conexões e reflexões sobre a utilidade dessas informações para elaboração de políticas e ações de saúde, bem como a identificação das redes de apoio existentes no território para o estabelecimento de futuras parcerias e ações intersetoriais. Como desafios, consideramos as dificuldades de envolvimento dos demais trabalhadores da Atenção Básica no processo de construção do Diagnóstico bem como na formulação de ações e estratégias para superação dos problemas apresentados.
Palavras-chave
Diagnóstico situacional; Agentes Comunitários de saúde; Formação Técnica