Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DIÁLOGOS ENTRE A SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA NO NASF DE PARNAÍBA – PI
Fernanda Maria de Oliveira, Susan Karolliny Silva Fontenele Coutinho, Ana Ester Maria Melo Moreira, José Luis Gonçalves Lira

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar a vivência da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde de Família (NASF) de Parnaíba no campo da saúde mental e atenção primária á saúde (APS) compreendendo como uma das estratégias de atuação da reforma psiquiátrica no campo da atenção psicossocial. O objetivo consiste em apresentar a experiência, apontar as potencialidades e desafios da inserção na saúde mental no campo da APS. A metodologia utilizada foi à observação participante dos sujeitos da estratégia NASF. Sendo a Unidade Básica de Saúde (UBS) a porta de entrada do usuário aos serviços de saúde, tem-se observado uma grande demanda de usuários de saúde mental. Atualmente a APS tem enfrentado muitas fragilidades nas estratégias de matriciamento, acolhimento, diagnóstico e abordagem terapêutica. O NASF foi criado com objetivo de trabalhar o apoio matricial as equipes de ESF e estratégias como a atenção psicossocial. Os casos de sofrimento psíquico são encaminhados aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), quando a Estratégia ESF (ESF) deveria configurar-se como espaço de atuação da saúde mental e a atenção primária na perspectiva do manejo dos transtornos leves. A equipe do NASF tem atuado junto aos profissionais de referência da ESF, a partir da construção de espaços de matriciamento como: atendimento conjunto, visitas domiciliares e espaços de educação permanente em saúde  de acordo com a necessidade dos profissionais e dos serviços de saúde.Como potencialidades podem-se destacar o desenvolvimento do trabalho da equipe junto à comunidade a partir da realidade local, de acordo com os pressupostos da reforma psiquiátrica e da atenção psicossocial. Dentre os desafios da inserção da saúde mental no campo da APS destacam-se a formação dos profissionais que atuam nas UBS no manejo com as questões relacionadas à saúde mental, fragilidade de organização de atividades intersetoriais e de abordagem comunitária, dificuldade de organização de atividades como estudo de caso e construção do projeto terapêutico singular e ausência de uma rede de serviços que atenda as necessidades da população. O trabalho do NASF tem encontrado diversas dificuldades no que se refere ao campo da saúde mental na atenção básica como forma de reorientar a estratégia saúde na família em direção aos pressupostos da reforma psiquiátrica e da atenção psicossocial.

Palavras-chave


Saúde Mental; Reforma Psiquiátrica; Atenção Básica

Referências


1. CAMPOS, R. O; GAMA, C. In Saúde Mental na Atenção Básica.  CAMPOS, G. W. S. & GUERREIRO, A. V. P. Manual de Práticas em Atenção Básica: Saúde Ampliada e Compartilhada. São Paulo: Aderaldo & Rothschild,  2008.