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A INICIATIVA ACADÊMICA PARA A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
Resumo
Caracterização do Problema: A prática eficiente frente a complexas questões relacionadas à saúde demanda interdisciplinaridade na formação e interprofissionalidade na atenção. Porém, tal integração é um desafio para instituições de ensino superior. A Jornada Universitária da Saúde (JUS) é um projeto de Extensão da Universidade de São Paulo, do qual participam acadêmicos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional e Saúde Pública. Em grupos interprofissionais são desenvolvidas atividades sobre promoção e educação em saúde. A JUS propõe a integração com a rede de saúde e sobre tudo com a comunidade de um município paulista, em ciclos trienais. Descrição da Experiência Dentre as diversas ações realizadas pela JUS em Jambeiro-SP(2013), destacam-se as visitas domiciliares (VD’s) selecionadas e realizadas com o apoio das Agentes Comunitárias da Saúde (ACS’s) da cidade. A cada visita participaram dois estudantes de diferentes cursos. Preconizou-se realizar duas visitas por casa, na qual a primeira tinha objetivo de conhecer a família e identificar demandas e potencialidades. A dupla então discutia sobre os conteúdos e as formas de abordagem, conversando e agregando as experiências e conhecimentos de estudantes de outros cursos, se necessário, tendo a realidade do território como ponto de partida. A segunda VD buscou discutir (e quando possível orientar) necessidades levantadas. Efeitos alcançados As VD’s compartilhadas por acadêmicos de diferentes cursos propiciaram a compreensão e vivência prática de trabalhos interprofissionais na saúde. Isso estimulou uma postura colaborativa dos acadêmicos frente as demandas, no âmbito profissional e do conhecimento técnico científico. Criou-se um ambiente favorável para prática e reflexão de que diferentes áreas de atuação geram diferentes tipos de abordagens que, ao serem praticadas corretamente, se complementam e favorecem tanto o êxito técnico quanto o sucesso prático. Recomendações Atividades interprofissionais devem ser estimuladas durante a graduação de profissionais da saúde, pois colaboram positivamente para o desenvolvimento de competências fundamentais relacionadas a inserção em futuras equipes interprofissionais dentro do Sistema Único de Saúde, colaborando para a melhoria do atendimento público. Nesta direção, tais atividades contribuem para o fortalecimento de práticas alinhadas ao quadrilátero formação/participação/atenção/gestão.
Palavras-chave
Interprofissionalismo; Educação interprofissional; Educação Interdisciplinar; Promoção e Educação em saúde.